Resenha filme mr holland

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1932 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Apreciação crítica


O filme Adorável Professor pode ser visto de diversos ângulos e, além disso, pode ser relacionado facilmente com a “vida real”. Na verdade a “vida real” não é nada mais do que uma expressão que nos leva a pensar, a falar, a sentir a agir frente a um mundo com o qual não entramos em “contato direto”, mas que faz parte das vidas de parte considerável das pessoas nosso mundo,ás vezes mesmo daquelas mais insensíveis: o mundo da Arte; da expressão de sentimentos de uma forma rebuscada, sempre comprometida com um padrão de qualidade que as culturas estabelecem com aceitável. E esse longa metragem não deixa de ser uma forma rebuscada de expressão (produção na verdade, pois a Arte não expressa, ela não tem vida própria, no entanto ele provoca...Provoca, choro, riso, dor,lembranças, saudades...) de sentimentos.

Abordarei aqui três ângulos que estão intimamente ligados no filme e que podem ser analisados de uma maneira tão sistemática e metódica quanto se propõe alguns tipos de Artes. Procurarei fazer uma apreciação crítica desses diversos ângulos correlacionando-os com conceitos científicos e á luz de uma teoria científica, o que não significa que umaapreciação crítica de um fenômeno a partir dessa ótica seja estática, simplista, ou desumana; na verdade uma apreciação científica de um objeto traz em si tanta criatividade, ousadia e bom-senso quanto o que existem na Arte. Aliás, a própria Arte é objeto de estudo da Ciência. Assim “talvez não seja a Ciência que está errada, mas sua aplicação” (SKINNER, 2003).

Analisar um objeto á luz da Ciência épertinente e sabidamente indicado, pois “A Ciência não se preocupa somente com o obter dos fatos depois do que se poderia agir, de maneira não-científica, com mais sabedoria. A Ciência fornece a sua própria sabedoria. Conduz a uma nova concepção do assunto, um novo modo de pensar sobre aquela parte do mundo a que se dedicou. Se quisermos desfrutar tais vantagens da Ciência no campo dos assuntos humanos,devemos estar preparados para adotar um modelo de comportamento de trabalho para o qual a Ciência conduz inevitavelmente”(SKINNER, 2003)

Assim “A Ciência é mais que a mera descrição dos acontecimentos à medida que ocorrem. É uma tentativa de descobrir ordem, de mostrar que certos acontecimentos estão ordenadamente relacionados com os outros. Nenhuma tecnologia prática pode basear-se na Ciênciaaté que estas relações tenham sido descobertas. Mas a ordem não é somente um produto final possível; é uma concepção de trabalho que deve ser adotada desde o principio. Não se podem aplicar os métodos da Ciência em assuntos que se presume ditado pelo capricho. A Ciência não só descreve, ela prevê.Trata não só do passado, mas também do futuro. Nem é previsão sua última palavra: desde que ascondições relevantes possam ser alteradas, ou de algum modo controladas, o futuro pode ser manipulado.Se vamos usar os métodos da Ciência no campo dos assuntos humanos, devemos pressupor que o comportamento é ordenado e determinado. Devemos esperar descobrir que o que o homem faz é o resultado de condições que podem ser especificadas e que, uma vez determinadas, poderemos antecipar e até certo pontodeterminar as ações.”(SKINNER,2003)

Os ângulos analisados nessa apreciação serão os seguintes: a)funções da escola; b) relação professor-aluno; c)saberes necessários.

“A educação é o estabelecimento de comportamentos que serão vantajosos para o indivíduo e para os outros em algum tempo futuro [...] A educação dá ênfase á aquisição do comportamento em lugar de sua manutenção”. (SKINNER, 2003). Aeducação que se fazia na escola onde ocorreram os principais acontecimentos do filme revela bem isso. As funções da escola a partir do que foi visto são amplas e complexas. Não só prepara para o trabalho, para a técnica, mas, também, produzir sujeitos criativos, críticos que tenham a capacidade de aprender a aprender e finalmente promover o repasse e produção da Cultura afinal a escola é uma...
tracking img