Resenha filme milk - a voz da igualdade

Páginas: 5 (1128 palavras) Publicado: 11 de junho de 2013
O filme “Milk – A voz da igualdade” foi dirigido por Gus Van Sant e lançado no ano de 2008, este filme nos ilustra a busca pela conquista dos direitos e interesses gays, cujo principal personagem dessa busca é o nova-iorquino, ativista e perseverante Harvey Milk (Sean Penn). O filme se passa no início da década de 70, as cenas se passam na medida em que Milk narra sua trajetória de amor,preconceito, diversão, lutas e vitórias.
Milk conhece Scott (James Franco) em uma estação de metrô na véspera do aniversário de 40 anos dele, os dois começam a namorar e a partir desse relacionamento surge uma maior percepção da discriminação aos gays, e começa também, o desejo em Milk por igualdade.
Harvey e Scott se mudam para São Francisco e passam a morar juntos, eles não demonstram receio em sebeijarem, abraçarem e demostrarem carinho publicamente. Abrem juntos uma loja de revelação fotográfica “Castro Câmera”, porém a associação dos comerciantes do bairro não os aceitam. Isso faz Milk pensar em criar a própria associação com o apoio gay. Percebemos que vai surgindo em Milk um perfil político.
Castro se torna um ‘point’, homens gays começam a frequentar a loja e a região se torna umlocal de encontro entre eles. Mas, a polícia os perseguia, espancavam, prendiam e matavam. Forma-se um grupo de jovens ativistas gays que começa a mostrar força. Em uma manifestação de rua, acompanhado e apoiado pelo grupo, Milk se candidata a supervisor da prefeitura de São Francisco, propondo melhorias para a minoria: gays, idosos, mulheres, sindicalistas.
Milk conseguia muitos votos, mas, portrês vezes não se elegeu.
Aparece na trama em dados momentos, Anita Bryant, cantora religiosa que repugnava o comportamento gay, dizendo que tais iam contra os princípios de Deus, contra a constituição de uma família saudável, além de estarem entre sexo, promiscuidade, bebidas e drogas. Anita articula com a mídia e as famílias tradicionais para revogar a Lei dos Direitos Gays, ela vai discursarao vivo pela TV, celebrando o então resultado. Anita acaba dando uma publicidade enorme para a questão do homossexualismo que ao ser discutida na TV, é visível para um grande número de indivíduos situados em diversos pontos do país.
Entre as candidaturas de Harvey, o relacionamento com Scott se enfraquece, até que o companheiro o abandona. Mais tarde ele conhece outro homem, Jack Lira, muitodependente da atenção de Milk que, por falta dela comete suicídio.
Na 4ª candidatura, Milk vence e se torna o primeiro homem assumidamente gay, eleito nos Estados Unidos, a um cargo político importante, e é nomeado ao Conselho de Supervisores da cidade de São Francisco.
Outro supervisor da cidade foi Daniel White. Inicialmente ele se deu bem com Harvey, mas após Harvey votar contra um projeto deWhite ele de torna um adversário preconceituoso de carreira política. White mostra-se como um insatisfeito e improdutivo supervisor.
Além de Anita Bryant, Jonh Briggs político norte-americano na cidade da Califórnia, cria a proposta 6, que tinha como objetivo demitir os professores gays das escolas. Ele alegava que os professores homossexuais queriam abusar das crianças e trazê-las para ohomossexualismo. A proposta perdeu por muitos votos, surpreendendo os ativistas gays e a todos.
Acontece em São Francisco a aprovação da Primeira Lei de Direitos gays, e a primeira Parada Gay (1978). Nessa passeata, Milk propõe que os homossexuais se revelassem, para que as pessoas pudessem ver que existem um deles próximo, e que essa opção sexual está mais presente do que se era imaginado. Ligando ofilme a matéria dada em sala de aula, podemos perceber que essa proposta de Milk nos remete à exteriorização, que foi nos ministrado como práticas subjetivas, pensamentos, opiniões e sentimentos exteriorizados que constroem a prática social. A repetição dessas práticas sociais as torna objetivas e institucionalizadas, introjetando-as na consciência naturalizando e normatizando essas ações,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo do filme "milk, a voz da igualdade"
  • Dissertação
  • milk a voz da igualdade
  • Milk- A voz da igualdade
  • Estigma em milk a voz da igualdade
  • Milk A voz da igualdade/ Jardineiro Fiel
  • FIlme Voz da igualdade, Resumo
  • Resenha sobre o filme Milk

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!