Resenha filme mare vermelha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2911 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE SALVADOR – UNIFACS
MBA EM GESTÃO EM RECURSOS HUMANOS
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL




ANA CARLA DANTAS
BRUNO NUNES
LEILA TATIANA PRAZERES COSTA
LUCIANO COSME MALTEZ CARNEIRO
MARCUS AMORIM



LIDERANÇAS: ESTUDO DE CASO
FILME MARÉ VERMELHA






SALVADOR
2012
ANA CARLA DANTAS
BRUNO NUNES
LEILA TATIANA PRAZERES COSTA
LUCIANO COSME MALTEZ CARNEIRO
MARCUSAMORIM





LIDERANÇAS: ESTUDO DE CASO
FILME MARÉ VERMELHA


Trabalho apresentado no curso de MBA em Gestão de Recursos Humanos, a UNIFACS de Salvador, para conclusão da matéria de Comportamento Organizacional.
Orientação: Profa. Ângela Maria A. Baleeiro









SALVADOR
2012
SUMÁRIOINTRODUÇÃO.......................................................................................................................04

LIDERANÇA, PODER, FORMAÇÃO DE GRUPOS, VALORES, PERSONALIDADE E CULTURA ORGANIZACIONAL....................................................................................05

III - Revisão da literatura e análise do filme, correlacionando com os temas estudados.
07



IV -Acrescentar outros aspectos relacionados ao comportamento organizacional observados no filme (emoções, motivação, valores etc.)

08



























I - Introdução



Maré Vermelha (Crimson Tide no original) é um filme de 1995 dirigido por Tony Scott e estrelado por Denzel Washington e Gene Hackman.

É um filme de temática militarista que mostra oclima de embate da Guerra Fria em um período no qual ainda era possível sentir os resquícios da indefinição de um futuro pacífico ou de confrontação militar entre as duas principais potências militares mundias, os Estados Unidos e a Rússia.

O título Maré Vermelha deriva do time de futebol da Universidade de Alabama, que é o nome do submarino onde a ação se desenrola.

O filmecomeça com a apresentação do cenário político da Rússia, onde grupos rebeldes estão em franco combate com o exército. Preocupado com a escalada da situação, que pode terminar com a vitória dos rebeldes e com a consequente oposição à política dos Estados Unidos, o governo americano decide enviar um submarino nuclear, o USS Alabama, para patrulhar a costa russa e ficar em estado de alerta paraqualquer eventualidade.

O capitão do submarino é o experiente Frank Ramsey (Gene Hackman), um homem que dedicou toda sua vida à Marinha e que exige que seus subordinados estejam em constante estado de atenção. Já o segundo na hierarquia, o Oficial Ron Hunter (Denzel Washington), cultiva uma opinião antiguerra e prefere que seus homens sejam naturalmente motivados do que inspirados pelo medo.Durante a viagem, o USS Alabama recebe ordens para atacar as bases rebeldes russas, criando um clima de tensão dentro do submarino, pois é sabido que o uso de armas nucleares pode desencadear a Terceira Guerra Mundial.









II - Liderança: Poder, formação de grupos, motivação, conflitos, valores, personalidade e cultura organizacional.


No que tange à motivação,vimos quatro principais teorias:

A teoria das necessidades de Abraham Maslow, que categoriza as necessidades humanas em fisiológicas (ou básicas, compreendem fome, sede, sono, sexo, abrigo, etc.), de segurança (abrange tanto a necessidade da casa própria como a de ter um emprego estável e seguro), sociais (sensação de pertença a determinado grupo), estima (reconhecimento das aptidõespessoais por nós e pelas outras pessoas) e auto-realização (tais necessidades são geralmente representadas como uma pirâmide, sendo este o seu ápice, que representa a capacidade de aproveitar todo o potencial próprio).

A teoria ERG (existence, relatedness and growth – em português ERC, existência, relacionamento e crescimento), de Clayton Alderfer, sendo esta outra categorização de...
tracking img