Resenha filme home

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1251 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEEVALE

ECOTOXICOLOGIA E BIOINDICAÇÃO // Porfª: Liane Biachin



DOCUMENTÁRIO: HOME



Nome: Giselia H. Eberhardt - Data: 03/09/11



O documentário "Home - Nosso Planeta, Nossa Casa", mostra que não temos ideia de como os nossos erros são capazes de prejudicar todo o mundo. O próprio ser humano tem ciência dos males que causa ao próprio planeta que habita, a Terra.Documentário com planos aéreos que circulam por toda a Terra desde sua criação até a devastação que foi causada pelo Homem até os dias atuais.



Tópicos selecionados:

- Pessoas morrem a cada dia pela falta de alimentos e água (ou que a bebem contaminada). Esta cada vez mais difícil de se ter uma água limpa pra beber ou consumir alimentos que não estejam contaminados, o únicoresponsável por esta siruação é a humanidade que vem poluindo os rios de forma relapsa com o meio ambiente, não digo só pelas empresas que são a maior fonte de geração de resíduos e muitas vezes não são concientes em seu descarte, mas as pessoas de uma forma geral, jogam lixo de maneira inadequada nos rios e o mesmo volta a superfície na primeira chuva que der, alagando as cidades. Sem contar o uso derecursos para limpar e tratar a água que depois vai para nossas casas. O filme mostra de maneira bem clara que o uso inconciente dos recursos está afetando cada vez mais a nossa existência.



- Florestas prejudicadas pelas queimadas e estatísticas que apontam que aproximadamente 40% da terra está degradada ou que há o desaparecimento de treze milhões de hectares de florestas a cada ano. Porém,há recursos que possibilitam uma reversão deste quadro e que já estão postas em ação. O que não é mais eficaz do que a união de todos os habitantes da Terra necessária para a resolução de todos esses riscos ambientais.



Como diz o filme “ é tarde para ser pessimista” temos pouco tempo pra reverter este quadro, mas ainda temos chance.

O filme começa por falar dos tempos em que a Terrapossuía uma atmosfera redutora, rica em dióxido de carbono e desprovida de oxigénio. Esta atmosfera provinha dos gases libertados do centro da Terra através dos vulcões, os quais também esculpem a superfície da Terra.

Pouco a pouco a Terra foi arrefecendo e vapor de água existente na atmosfera condensou e chuvas torrenciais assolaram a Terra. O planeta recebeu assim, grandes quantidades de águano seu estado líquido, o qual podia ser conservado devido a perfeita distância entre a Terra e Sol.

A água começou a criar canais ao longo da superfície da Terra, os quais a levariam em direcção aos oceanos. Durante esse percurso, a água iria remover minerais das rochas por onde passava que iriam ser posteriormente adicionados à água dos oceanos, tornando-os salgados.

Após esteintrodução do desenvolvimento da Terra, o filme começa a falar dos primeiros seres vivos, micro-organismos dominados de Arqueobactérias, as quais ainda existem actualmente no planeta nos lagos quentes do planeta.

Estas primeiras formas de vida alimentam-se do calor da Terra, todas elas excepto a cianobactéria, conhecida também por alga verde. Esta tem a capacidade de se virar em direcção ao Sol ealimentar-se da sua energia. Estas são os antepassados das actuais plantas fotossintéticas, for os primeiros seres que tinham a capacidade de captura o CO2 e usar a energia solar para libertarem oxigénio para a Terra. Foram elas que deram o primeiro passo para a evolução da atmosfera oxidante.

Mas o CO2 não foi maioritariamente reduzido graças a fotossíntese, mas sim ao seu aprisionamento emfosseis de micro-organismos. Graças a eles outras formas de vida puderam se desenvolver.

A Terra sendo um sistema fechado, não tem troca de matéria só de energia, o que faz com que tenha recursos limitados, tal como a água. O sistema do nosso planeta é constituído por 4 subsistemas abertos que interagem entre si, sendo eles: a atmosfera, a hidrosfera, a biosfera e a geosfera. Um exemplo deste...
tracking img