Resenha filme germinal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (399 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Germinal
O filme Germinal é um filme produzido na França, em 1993, do romance francês Germinal de Émile Édouard Charles Atoine Zola, de 1885. Émile Zola representava expressivamente a escolaliterária denominada "Naturalismo" e demonstrava alto engajamento político. Na época, a Revolução Industrial trouxe modificações políticas, econômicas e sociais, o que contribuiu para a transformação dahistória da humanidade e o filme apresentou muito bem este momento.
Se trata de um cenário de exploração sofrida pelos trabalhadores de várias minas de carvão na região de Montsou, na França, onde osmesmos possuíam uma péssima condição de trabalho, jornadas fatigantes, baixos salários, além de compartilharem de um ambiente completamente desfavorável à saúde. A chegada do Etienne à procura deemprego, a doença do Boa Morte causada por mais de 50 anos de trabalho na mina de carvão e a fome que enfrentavam as famílias são exemplos claros no filme desta degradante condição em que se encontravam.Interessante como a indignação surge a partir do momento em que há uma redução dos salários, por mais que já fossem baixos. É ai que fica claro para esses mineiros o fato de que trabalhavam durodemais por pão e água no fim da jornada diária, enquanto os burgueses se esbaldavam com refeições maravilhosas. Este contraste apresentado muito bem, leva os espectadores a se comoverem com a situação dostrabalhadores. Pode-se dizer que nada no filme foi feito sem pensar, pois todo ele tem um propósito de transmitir um discurso ideológico do autor.
Outras questões também puderam ser observadas,como a participação de crianças e mulheres neste ambiente, como as pessoas se adaptavam para viver diante das miseráveis condições, a falta de direitos trabalhistas, a desigualdade acentuada com ainstauração do capitalismo, entre outros. Trata-se de trabalhadores "livres", os quais não precisavam ficar estagnados na mesma terra e na mesma situação, mas se não trabalhassem morreriam de fome, ou...
tracking img