Resenha filme - amistad

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1393 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA DO FILME “AMISTAD”
FICHA TÉCNICA
Título Original: “Amistad”
Ano de produção: 1997
Diretor: Steven Spielberg
Duração: 2h34min
SINOPSE
O filme “Amistad”, dirigido por Steven Spielberg, reconta o verídico motim acontecido em alto mar, no ano de 1839, a bordo do navio espanhol “La Amistad”, quando um grupo de 53 escravos de diversas etnias, se rebelaram e tomaram o controle donavio, trucidando a grande maioria da tripulação e obrigando os dois sobreviventes a leva-los de volta para a África. No entanto, os líderes do motim não conheciam os caminhos, que poderiam leva-los de volta ao continente africano e por esta razão, acabaram traídos e o navio foi interceptado no litoral norte dos Estados Unidos, na costa de Connecticut. Os insurgentes foram presos e com isto, iniciou-seum intenso embate judicial entre a coroa espanhola, traficantes de escravos e comerciantes estadunidenses, todos reclamando a posse da “mercadoria humana”. Para sua defesa, o grupo de negros conta com a apaixonante oratória do jovem advogado Roger Baldwin, os abolicionistas Theodore Jodson e Lewis Tappian e a ajuda incidental do ex-presidente John Quincy Adams.
CONTEXTO HISTÓRICO
No início doséculo XIX, os Estados Unidos passava por um processo de intenso crescimento, tanto populacional, quanto em seus limites territoriais. A crescente imigração européia no país, levou ao desbravamento do Oeste, motivado por razões religiosas, (as quais defendiam o expansionismo através da predestinação divina dos colonos estadunidenses) e sobretudo, pela descoberta de ouro na Califórnia, promovendoum verdadeiro genocídio físico e cultural, dos nativos desta região. O intenso crescimento do país, fortalecido pelas correntes de imigração europeia, tornou mais flagrante o antagonismo entre norte e sul. O norte, favorecido pela abundância de energia hidráulica e as riquezas mineiras, desenvolvia a passos largos o seu parque industrial, utilizando a mão-de-obra assalariada e defendendo umapolítica econômica altamente protecionista. O sul por sua vez, de clima seco e quente, permaneceu estagnado economicamente, pautando sua produção no cultivo de exportação de algodão e tabaco, baseados no latifúndio escravista. A forte dependência em relação as manufaturas, levava o sul a defender o livre comércio, em contraponto ao norte protecionista. Essas divergências se agravaram com a eleição doabolicionista moderado Abrahm Lincoln, em 1860, resultando na separação entre os estados do Norte e do Sul. Em 1861 esta situação acabou culminando na violenta Guerra Civil, também conhecida como “Guerra da Secessão”, responsável pela morte de aproximadamente 600 mil pessoas, em um período de 4 anos.
ANÁLISE DO FILME
É neste contexto, que o julgamento dos negros amotinados do navio espanhol “LaAmistad”, ganha contornos épicos, pois os rumos da decisão judicial, afetarão o destino da florescente nação dos Estados Unidos. Isto se torna claro, a partir do primeiro julgamento, quando o Secretário de Estado John Forsyt, a coroa espanhola, a marinha dos Estados Unidos e o comandante do “La Amistad”, Jose Ruiz, promovem um verdadeiro embate de “petições”, para reclamar a posse do navio e detoda a sua “carga”. A acusação de assassinato, pesou contra os negros e em sua defesa, o advogado Roger Baldwin (especializado em propriedades) conseguiu provar que a condição de cativos não era legitima, pois a captura dos negros, aconteceu no protetorado de Serra Leoa, o que descumpria os termos do acordo de supressão do tráfico negreiro, em águas vigiadas pela coroa britânica. Durante o período,em que se desenrolou o julgamento no Tribunal Distrital, Roger Baldwin e Theodore Jodson (um ex-escravo dono de uma frota mercante), solicitaram o apoio do ex- presidente John Quincy Adams, que os instigou a conhecer a história dos africanos e saber quem eles realmente eram. Através disto, Baldwin conheceu Cinqué, um negro de origem mênde, que demonstrou através de seus relatos, todo o complexo...
tracking img