Resenha fillmes

805 palavras 4 páginas
TEORIA COMPORTAMENTAL DA ADMINISTRAÇÃO
Conceituação
A abordagem comportamental da ciência administrativa propõe o abandono de posições normativas e descritivas e a adoção de uma posição humanística e descritiva com ênfase nas pessoas.
A Psicologia Organizacional contribuiu decisivamente para o surgimento de uma teoria administrativa mais democrática e humanística, a Teoria Comportamental da Administração.
O maior expoente behaviorista foi Herbert Alexander Simon (prêmio nobel de economia - 1978 ), seguido por:
• Chester Barnard
• Douglas McGregor Rensis Liker Chris Argyris
No campo da Motivação Humana, destacaram-se, principalmente: o Abraham Maslow o Frederik Herzberg o David McClelland Origens
Os defensores do behaviorismo atacavam duramente a Teoria Clássica, em função de seu excessivo mecanicismo, argumentando que o homem deveria pensar e criar mais.
Os seguidores de Simon também criticavam a Teoria das Relações Humanas, pela sua ingenuidade, sugerindo que a liberdade fosse complementada com mais responsabilidade.
Em 1947, surge nos EUA, o livro O Comportamento Administrativo, de Simon, alcançou enorme repercussão ao opor-se à Teoria Clássica, aceitando alguns princípios da Teoria das Relações Humanas. O livro também encaminha o surgimento da Teoria da Decisão.
BEHAVIORISMO
Behaviorismo é um termo genérico para agrupar diversas e contraditórias correntes de pensamento na Psicologia que tem como unidade conceitual o comportamento, mesmo que com diferentes concepções sobre o que seja o comportamento.
A palavra inglesa behaviour (RU) ou behavior (EUA) significa comportamento, conduta.
MOTIVAÇÃO
De modo geral, motivação é tudo aquilo que impulsiona a pessoa a agir de determinada forma ou, pelo menos, que dá origem a uma propensão a um comportamento específico, podendo este impulso à ação ser provocado por um estímulo externo (provindo do ambiente) ou também ser gerado internamente nos processos mentais do indivíduo
O

Relacionados

  • Resenha do fillme sociedade dos poetas mortos
    434 palavras | 2 páginas