Resenha filipenses

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (507 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
HELIANA VALERIO MORENO
ROGERIO PAULO ALVES

RESENHA CRITICA DA ESPISTOLA AOS FILIPENSES

Resenha Critica apresentada para obtenção
de nota parcial na disciplina de Metodologia de
Pesquisa, docurso de teologia, da Faculdades
Integradas de Brasília (FIB), em 2013/4

Professor: Manoel Timóteo

RESENHA DA ESPISTOLA AOS FILIPENSES
Bíblia de Estudo Palavras-Chave Hebraico e Grego2ª ed.; 2.ª reimpr. Rio de Janeiro: CPAD, 2011.
Filipos, para onde o apóstolo Paulo enviou esta carta, foi a primeira cidade da Europa a receber o evangelho, lugar em que o apóstolo esteve em suasegunda viagem missionaria (At 16.12). ela faz parte das “epístolas do cativeiro”, juntamente com Efésios, Colossenses e Filemom.
A cidade de Filipos tem esse nome em homenagem a Filipe da Macedônia, pai deAlexandre, o Grande, que sitiou a cidade em 358 a.C., tomando-a dos trácios. Posteriormente, Otávio (Augusto César) fez de Filipos uma colônia romana. Ela foi uma cidade importante na grande viaEgnácia, na Macedônia (esta via estendia-se de Roma a Constantinopla), e ali paravam frequentemente mercadores de nações orientais e ocidentais. Isto fez da cidade um lugar estratégico para a transmissãodo evangelho.
O apóstolo Paulo endereça esta epístola, enviada por Timóteo, aos cristãos de Filipos (Fp1.1). Foi escrita pelo apóstolo Paulo cerca de dez anos após ter pregado o evangelho naquelacidade, conforme registro de Atos 16. Daquele pequeno núcleo, formado pelas famílias de Lídia (At 16.13-15) e do carcereiro, agora havia uma Igreja sólida, liderada por bispos e diáconos(Fp 1.1). pode serdatada por volta de 62 d.C.
A motivação da epistola foi, principalmente, agradecer a oferta que havia sido enviada pelos filipenses (Fp 1.3-5) e acalmar a Igreja que estava peocupada com o fato de oapóstolo Paulo estar preso (Fp 1.12-26).
Pelo que podemos deduzir do conteúdo, a Igreja de Filipos estava em situação bastante sólida e não vinha sofrendo ataques severos de nenhum tipo de heresia,...
tracking img