Resenha - Fernando Sabino Martini Seco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (988 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
SABINO, Fernando. Martini Seco. Ed. Ática. 2ª Edição-1987
Fernando (Tavares) Sabino nasceu em belo horizonte, a 12 de outubro de 1923, dia da criança. Aos treze anos começou a escrever contos.Seu primeiro trabalho, uma história policial, foi publicado na revista ARGUS, da polícia mineira.
Iniciou-se no jornalismo através de Murilo Rubião iniciou-se logo a Hélio Pellegrino, Otto LaraResende e Paulo Mendes Campos em intensa convivência que perduraria ao longo de sua vida. Entrou para a faculdade de direito em 1941 por esta época.

O livro Martini Seco é uma famosa novelapolicial do escritor Fernando Sabino, que foi publicado no livro do referido autor A FACA DE DOIS GUMES, que consistia numa reunião de novelas. Sua primeira edição foi lançada a partir de 1988, pelaeditora Ática. Um livro de 64 paginas e três capítulos, cujos personagens são: Comissário Serpa, Amadeu Miraglia (acusado de ter matado sua mulher Carmem e de querer matar a segunda esposa Maria.),Maria Miraglia (segunda esposa de Amadeu), Ubirajara (Investigador), Motinha (escrivão), Fortunato (guarda da delegacia), Genaro (garçom que serviu os martinis) e Janete (Namorada de Serpa).

Nosseus escritos, Fernando Sabino explorava o dia-a-dia com senso de humor, colhendo de fatos cotidianos lições de vida, graça e beleza. Começou a escrever crônica quando tinha apenas 14 anos, e seuprimeiro livro, “Os grilos não cantam mais”, foi publicado em 1941, com apenas 18 anos.
Conheça algumas das principais obras do autor:
A faca de dois Gumes – Novelas (1985, Record)
O Pintor quepintou o sete (1987, Berlendis & Vertecchia)
Martini Seco (1987, Ática)
O tabuleiro das damas – autobiografia literária (1988, Record)
De cabeça para baixo – crônicas de viagens (1989, Record)
Àvolta por cima – crônicas (1990, Record)
Zélia, uma paixão – biografia (1991, Record)
O bom ladrão – novela (1992, Ática)
Aqui estamos todos nus (1993, Record)
Os restos mortais (1993, Ática)...
tracking img