Resenha fazendo a coisa certa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (904 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
No verão de 2004, o furacão Charley pôs-se a rugir no Golfo do México e varreu a flórida até o Oceano Atlântico. A tempestade, que levou 22 vidas e causou prejuízos de 11bilhões de dólares, deixoutambém em seu rastro uma discussão sobre preços extorsivos.
Em um posto de gasolina em Orlando, sacos de gelo de dois dólares passaram a ser vendidos por dez dólares. Devido á catástrofemuitas pessoas não tiveram escolha senão pagar mais caro pelo gelo, entre outras coisas os comerciantes começaram a tomar proveito da situação estipulando preços fora do comum para faturar mais e mais.Charlie Crist, procurador-geral do estado afirma que “Estou impressionado com o nível de ganância que alguns certamente têm na alma ao se aproveitar de outros que sofrem em conseqüência de um furacão.”Na Flórida tem uma lei contra preços abusivos e, após o furação, o gabinete do procurador-geral recebeu mais de duzentas reclamações. Alguns dos reclamantes ganharam ações judiciais. Cristexigiu o cumprimento da lei sobre preços extorsivos, alguns economistas argumentaram que a lei – e o ultraje público – baseava-se em um equivoco. Nos tempos medievais, filósofos e teólogos acreditavamque a troca de mercadorias deveria ser regida por um “preço justo”, mas nas sociedades de mercado é pela oferta e a procura.
A discussão sobre abuso de preços provocado pelo furação Charlielevanta graves questões sobre moral e lei. Essas questões não dizem respeito apenas à maneira como os indivíduos devem tratar uns aos outros. Elas também dizem respeitos a como a lei deve ser e como asociedade deve se organizar, os argumentos a favor das leis relativos ao abuso de preços e contra elas giram em torno de três idéias: aumentar o bem-estar, respeitar a liberdade e promover a virtude.Primeiro, os mercados promovem o bem-estar da sociedade como um todo por meio de incentivos para que as pessoas se esforcem a fim de fornecer as mercadorias que as outras desejam. Segundo...
tracking img