Resenha - eva e os padres

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (261 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA CRITICA

EVA E OS PADRES

Damas do Século XII

No texto, Eva e os Padres, o autor faz uma análise sobre o cotidiano das mulheres no séculoXII.
Relata como a mulher era a possuidora do pecado na mentalidade do mundo medieval. Duby fala acerca do estigma de Eva, ou seja, escreve sobre como amulher era tida como fraca, vulnerável, e sujeita a se entregar ao pecado, aos vícios da carne, como enfeitiçar os homens, serem malignas e adúlteras.
O textodiscorre sobre o perigo que vem das mulheres que, para ele, trazem em si um grande mal. Elas são arduamente denunciadas com vivacidade e aspereza.
São asmulheres que habitam as grandes moradas que propagam o pecado. É através do estigma de Eva que a mulher passa a ser vista como o mal, o fruto que leva aopecado e é papel, função do homem resistir às tentações.
Analisando o comportamento das damas do século XII, Georges Duby parte do princípio que todos osreligiosos que decidiram retratá-las necessitavam de uma imparcialidade, e elas eram vistas por eles através de um olhar masculinos permeado de preconceitosocial, já que para os religiosos, as mulheres existiam para Deus apenas depois de juntar-se ao homem, uma vez que elas não seriam inicialmente uma carnecompleta, mas apenas uma parte originária do homem.

Bibliografia:
Livro : Eva e os Padres ( Damas do século XII ), p.11 a 36
Autor : Duby, Georges (Tradução : Maria Lucia Machado)
Editora : Companhia das Letras

Autor da Resenha : Roberto Catarino - Curso de História - Universidade Estácio de Sá - RJ
tracking img