Resenha - etnografia da prática escolar

Heber Oliveira Mesquita
Etnografia da prática escolar
Neste livro, Marli André discute um tema de grande atualidade, e aponta a contribuição dos estudos etnográficos no âmbito escolar.
A obra temoito capítulos e está dividida em duas partes: a primeira fala sobre os fundamentos e procedimentos da pesquisa etnográfica e a segunda, uma análise sobre os trabalhos etnográficos.
A importância doestudo etnográfico é mostrada no capítulo três, nele, a autora discute as razões da prática escolar cotidiana e a escolha da perspectiva etnográfica, destaca as três dimensões para uma investigaçãosistemática do cotidiano escolar e os problemas identificados nas pesquisas. Neste capítulo também é traçado o histórico da etnografia em educação.
No capítulo cinco são apresentadas três pesquisasetnográficas realizadas em escolas do ensino fundamental. A primeira investiga a prática docente de alfabetizadoras que atuavam na rede pública de ensino. O objetivo dessa pesquisa era conhecer otrabalho desenvolvido por professoras que estavam tendo êxito na alfabetização de crianças da rede pública, apesar das dificuldades. A observação das aulas possibilitou a coleta de dados e a conclusão dosestudos foi: inter-relação dos elementos que caracterizam a prática pedagógica, diversidade entre as professoras: algumas consideradas tradicionais e outras que estimulavam a inventividade e aparticipação dos alunos, mas todas bem-sucedidas na alfabetização das crianças. Sendo assim, concluindo que não há um modelo único de docente bem-sucedido.
A segunda tem o foco no trabalho pedagógico de umaescola localizada numa favela do Rio de Janeiro, com o objetivo de fazer uma revisão crítica do trabalho, retomando os objetivos pretendidos, apontando as principais conclusões e limitações. Nessapesquisa, a autora verifica tipo de prática pedagógica que interfere de forma positiva no desempenho escolar das crianças da favela, para servir de base para programas de intervenção. Segundo a...
tracking img