Resenha estudos sociais e ambientais - cidades insustentáveis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1091 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
CAMPUS LARANJEIRAS
NÚCLEO DE ARQUITETURA E URBANISMO
FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO
DISCIPLINA: ESTUDOS SOCIAIS E AMBIENTAIS
ALUNA: MARCELA PEDRITA SIMÕES

ESTUDOS SOCIAIS E AMBIENTAIS – UNIDADE II

Laranjeiras
2013

ALUNA: MARCELA PEDRITA SIMÕES

ESTUDOS SOCIAIS E AMBIENTAIS – UNIDADE II

Trabalho da disciplina Estudos Sociais e Ambientaisdo curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Sergipe – UFS.

Prof.: Marianna Albuquerque

Laranjeiras
2013

Introdução
A seguinte resenha desenvolverá diversos temas acerca do desenvolvimento insustentável nas cidades. Além disso, será abordada uma discussão sobre o documentário “Uma verdade inconveniente” do ambientalista Al Gore, tratando das causas do aquecimentoGlobal, e a entrevista com Luiz Carlos Mollion, que em contrapartida, mostra os mitos do aquecimento global.

Cidades Insustentáveis - Uma verdade Inconveniente (AL Gore), Entrevista com Luiz Carlos Molion
O modelo das cidades do mundo atual se mostra sem coerência com o ideal de qualidade de vida imaginados para o modelo de cidade sustentável, gerando a necessidade de se obter um melhorplanejamento urbano.
Quando se pensa em sustentabilidade, muitas vezes se pensa em durabilidade e respeito ao meio ambiente. Generalizando, uma prática sustentável é aquela que tem o futuro em consideração. No entanto, essa ideia não se reserva apenas ao mundo material. Ela também se aplica ao pensamento, crenças e conduta humana.
Uma prática insustentável irá trazer efeitos negativos que, com o passardo tempo, poderá afetar negativamente uma pessoa, a sociedade e o meio ambiente. O caso mais comum é o crescimento desordenado das cidades, que podemos considerar insustentável devido ao fato de que muitos governantes não buscam conciliar a proteção do meio ambiente com o desenvolvimento econômico e social.
Consequentemente, existem cidades sem proteção dos recursos naturais, sem preservação dasflorestas, sem controle da emissão de gases na atmosfera. Qualquer prática que possa provocar um esgotamento irreversível dos recursos naturais é considerada uma prática insustentável. A partir de uma perspectiva científica, podemos ver que os recursos naturais e o talento humano são as questões mais importantes a serem preservadas. Inteligência e conscientização, unidas à gestão da utilização dosrecursos naturais, são realmente fundamentais, sendo todo o resto construído com base nesta idéia.
No documentário “Uma Verdade Inconveniente” apresentado pelo ambientalista e ex- vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore, o aquecimento global e suas consequências são retratados de forma realista. Com caráter informativo e ao mesmo tempo com impacto, o documentário foi elaborado a partir daspalestras ministradas por Al Gore no mundo inteiro.
Com vários fenômenos naturais extremos acontecendo atualmente, a terra vem nos dando sinais de que algo fora do comum está acontecendo na natureza. Estamos vivendo numa época em que podemos ver fortes ondas de calor em todo o mundo, de tempestades, secas e furacões cada vez mais fortes, assim como o crescimento das epidemias e a extinção deinúmeras espécies. Estes acontecimentos fenômenos estão sendo apontados como uma consequência da mudança dos fatores climáticos na terra.
No documentário, podemos ver pessoas que defendem a teoria de que a terra está se aquecendo devido a causas naturais e não pela ação humana. Eles afirmam que as mudanças do clima acontecem desde a origem do planeta, com a interferência do homem ou não, como porexemplo, as Eras Glaciais. E ainda, que o que presenciamos hoje são apenas mudanças comuns da natureza. Sabe-se que fenômenos desse tipo já aconteceram em outras épocas, mas é importante saber que estas mudanças ocorreram com variações naturais nos níveis de gases importantes para grandes mudanças na terra, diferente das de hoje em dia, quantidades bem maiores do que as das épocas passadas.
Na...
tracking img