Resenha: estágio e docência

Resenha:

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. ESTÁGIO E DOCÊNCIA. São Paulo: Cortez, 2004.


Com o intuito de esclarecer a compreensão do conceito de Estágio e Docência, dentrode uma visão mais abrangente, as autoras desenvolveram e elaboraram este conteúdo textual, com citações de outros autores conceituados, no qual discutem e apontam os diversos caminhos para as questõesde estágio desde evidentes e questionada problemática relação entre a teoria e a prática, que pode ser equacionada na proposta de um estágio realizado com pesquisa e como pesquisa, contribuir parauma formação de melhor qualidade de professores.
Para que possamos entender o estágio como componente curricular dos cursos formadores de profissionais, que por sua vez, esteja dentro de uma propostaem que o estágio seja o eixo da formação de qualidade do docente, o estágio deve funcionar como um campo a ser explorado, desenvolvendo-se de forma investigativa, com momentos de reflexão eaproximação da realidade na qual este profissional atuará, de maneira a compreender que teoria e prática estão entrelaçadas.
Partindo de pesquisas realizadas em escolas de formação de professores, Pimentaintroduz a discussão de práxis, na tentativa de que se supere a separação entre teoria e prática e conclui que o estágio, ao contrário do que se defendia, não é atividade prática, mas teoria, comoinstrumento da práxis docente, entendida esta como atividade de transformação da realidade.
Neste sentido, o estágio curricular é uma atividade teórica de conhecimento, fundamentação, diálogo e deintervenção na realidade, pois é no contexto da sala de aula, da escola, do sistema de ensino e da sociedade que a práxis se dá. Percebe-se também no texto, uma preocupação das autoras quando se referem àprática modelar, profissionais conformados que limitam-se em imitar modelos visto em sala de aula, esquecendo de analisar o contexto escolar. A compreensão de teoria e prática não deve ser vista...