Resenha escola contemporânea & diversidade cultural: uma reflexão sobre a perspectiva biopsicosociocultural do aluno

1099 palavras 5 páginas
[pic]
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

[pic]

Universidade Federal Do Estado Do Rio De Janeiro
Centro de Ciências Humanas e Sociais – CCH

Licenciatura em História - EAD
Unirio/Cederj

AD1 – Primeira Avaliação à Distância – 2012.2

Curso: História |

TORRES-LONDOÑO, Fernando, “Conquista e cultura material na Nova Espanha no Século XVI”, Projeto de História, 2005.16p.

A destruição sócio-cultural do nativo na América espanhola

Fernando Torres londoño é titular no Departamento de História da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo participando também no Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião da mesma universidade. É pesquisador em História da América Latina com ênfase no período colonial, privilegiando as seguintes temáticas: religião, igreja, religiosidade popular, missões, ordens religiosas e povos indígenas. Neste trabalho, o autor descortina através de registros escrito os quais relatam os contatos iniciais entre os europeus e o “novo mundo”, salientando a natureza e as suas atitudes e praticas religiosa.

O primeiro contato com os indígenas foi de seleção, esta feita em cima da busca por riquezas: “os metais preciosos, as pérolas, as pedras preciosas, os objetos de ouro e prata que, rastreados na sua produção e origem, poderiam conduzir à sua fonte: às minas e lavras dos rios”. Essas praticas que ditam o processo de conquista do continente e de seus habitantes.

A de se observar que outra forma de abalroamento entre essas civilizações foi no que tange o lado cultural, pois o que era tido como praticas, objetos e rituais da cultura sagrada dos nativos eram considerados idolatria, ações demoníacas pelos colonizadores, foram tomadas por parte dessas diversas providencia

Relacionados