Resenha - entre os muros da escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1151 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas.
Faculdade de Administração e Ciências Contábeis.
Curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação.
Aluna: Carolina Patrocínio Teixeira Vaz


Resumo do filme “Entre os muros da escola”

“Entre os Muros da Escola” é uma produção cinematográfica francesa, vencedora da Palma de Ouro noFestival de Cannes em 2008.
O filme possui como tema principal os conflitos que ocorrem no processo de aprendizagem dentro de uma sala de aula de uma escola pública francesa; sala essa em que ocorrem choques constantes de identidades, pois possui uma maioria de alunos provenientes de diversos lugares do mundo ou alunos filhos de imigrantes que vivem na França.
Uma das personagens principais é oprofessor François Marin, que é interpretado por François Bégaudeau, que também é autor do livro homônimo no qual o filme é baseado.
François, é um professor de francês, que tenta passar aos alunos o uso correto da língua francesa. Durante sua aula podemos notar que ele intercala entre o papel de educador e de agente civilizador e são nessas aulas em que podemos assistir os conflitos entre ospróprios alunos e entre professor e os alunos.
Outras personagens ganham destaque ao longo do filme, tais personagens são: Khoumba (uma aluna que se recusa a atender uma ordem do professor e é repreendia por esse ato), Souleymane (menino que pode ser considerado como problemático e que entra em conflito com seus colegas e com o professor) e o chines Wei (aluno dedicado nos estudos e bem comportadodurante as aulas e que com o desenrolar do filme corre o risco de ser deportado da França).
“Entre os Muros da Escola” oferece a oportunidade de notarmos os choques de culturas entre os alunos e professores e ao final no filme não nos é dada uma conclusão para as histórias contadas, mas sim ficam interrogações para serem pensadas e discutidas sobre a sociedade e sobre o processo de aprendizagemque vigora na mesma.

Uma visão crítica do filme “Entre os Muros da Escola” baseado no livro “A noção de cultura nas ciências socias”

Como dito anteriormente, o filme se passa em uma escola francesa, dessa forma temos que pensar o filme como um produto e uma crítica a sociedade francesa.
Os conflitos, durante o filme, tem como campo de batalha a linguagem. A linguagem possui uma relaçãoestreita e interdependente com a cultura, pois dentre suas funções está a transmissão da cultura, mas ela (a linguagem) também é marcada pela cultura.
A França contemporânea ainda utiliza o conceito de cultura proveniente do Iluminismo, que aproxima a palavra cultura a palavra civilização. Civilização entendida como um meio de melhora de instituições, da educação, da legislação e do próprio homem.Assim podemos notar que o professor François revesa entre o papel de educador e agente civilizador. Civilizador dos alunos que possuem origens diversas, por isso identidades também diversas.
Através da leitura do livro de Dennys Cuche constatamos que a identidade é uma construção social que se faz no interior de contextos sociais, dotada de eficácia social e que tais contextos determinam aposição dos agentes, orientam suas escolhas e suas representações.
A identidade surge quando percebemos a presença do outro, é um meio de opor um grupo aos outros grupos com os quais existe convivência. A identidade consiste na diferenciação e é o tema das lutas sociais, pois nem todos os grupos possuem o mesmo “poder de identificação” (poder esse que depende da posição em que os grupos irão ocuparnos sistemas em que se relacionam).
O Estado é o gestor da identidade, para o qual ele instaura regulamentos e controles e tendem ah mono-identificação, para por exemplo, definir uma identidade nacional. Tais regulamentos e controles podem ser notados no decorrer do filme através do processo educacional, processo esse que possuía como característica maior um aspecto civilizatório onde não...
tracking img