Resenha - eliminando erros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (443 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE JOAQUIM NABUCO
Sistema de Informação
Niegson Alves Duarte

Resenha:
“Eliminando Erros”

Recife, 2011.
Niegson Alves Duarte

Resenha:
“Eliminando Erros”Resenha apresentada como requisito parcial para obtenção da primeira nota da disciplina Metodologia da Ciência, do curso de Sistemas de Informação sob a orientação da Profª Renata Pereira.Recife, 2011.
CAROPRESO, Fátima. Eliminando Erros. Revista Filosofia da Ciência. São Paulo: n° 10, p. 15-19, 2009.

Fátima tem sua pesquisa feita em cima das idéias da Filosofia da Ciência doaustríaco Karl Popper, um dos principais filósofos da Ciência do século 20, sempre tomando como referência suas teorias e concepção sobre ciência.
Karl Raimund Popper (1902-1994), além defilosofo da Ciência, foi filosofo político e social se afastou da vida acadêmica em 1969, mas continuou intelectualmente ativo até sua morte, em 1994.
A Ciência atualmente é considerada uma das maisimportantes áreas de conhecimento, senão a mais importante, desta forma transmite certa confiabilidade, por isso atribuímos o termo “científico” para assegurar a sua confiabilidade. Apesar de ser umconteúdo, que exige do leitor conhecimento prévio sobre o assunto, o texto procura mostrar as idéias de Popper sempre através da comparação com outras teorias filosóficas e explicando cada uma delas,para tornar a leitura compreensiva.
A filosofia de Popper contrapõe a concepção indutivista e ao que ele chama de “teoria do balde mental”, de acordo com ela a mente seria como um recipientevazio, no qual todas experiências que o individuo tivesse seriam depositadas, sendo assim a aprendizagem viria através das experiências obtidas. Popper substitui a “teoria do balde mental” pela “teoriado holofote mental”, sobre a qual ele apóia sua concepção de ciência. A mente seria algo que ilumina as informações dela provenientes.
Segundo o filósofo austríaco, as teorias científicas...
tracking img