RESENHA: ELEMENTOS FUNDAMENTAIS E CARACTERISTICOS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DO JOGO DE HANDEBOL

560 palavras 3 páginas
Resenha: ELEMENTOS FUNDAMENTAIS E CARACTERISTICOS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DO JOGO DE HANDEBOL

Os autores iniciam o artigo apresentando a situação brasileira atual em relação ao Handebol, contexto este que reconhece o Brasil como a maior potência nesta modalidade dentro do continente americano. Subsequentemente o objetivo da pesquisa é apresentado, na qual consiste em fornecer subsídios, principalmente bases conceituais e procedimentais para o ensino do handebol, seja no ensino formal (escola), ensino não-formal (escolas de esportes, clubes, parques, condomínios) e informal (eventos de recreação e lazer). A estratégia adotada pelos autores de apresentar o objetivo inicialmente é acertada. Comumente deparamo-nos com artigos exaustivos os quais apresentam o objetivo da pesquisa somente após árdua leitura, como se tivéssemos que desvendar um segredo.
A origem do Handebol é motivo de discórdia entre diversos autores, todavia é de consenso que a modalidade possui raízes em brincadeiras/jogos populares. Coronado e González (1996) além de Garcia (2001), mencionaram jogos manuais com bola datados de 760 e 600 a.C., na Grécia e Roma Antiga. Todavia, sua criação foi atribuída ao professor alemão Karl Schelenz, em 1919, sendo que sua primeira aparição em Jogos Olímpicos aconteceu em Berlim em 1936.
Os autores acreditam que a criação de estruturas organizativas funcionou como catalizador para o desenvolvimento desportivo. Contudo, apesar desta ascensão no que tange a pratica formal da modalidade, isso não se reflete fora deste contexto sistematizado. A justificativa apresentada é a de que cada modalidade esportiva possui um tronco-base, e a partir deste tronco-base variações são traduzidas em formas de jogos/brincadeiras, as quais comumente são encontradas em momentos de lazer. Por exemplo, a partir do tronco-base do vôlei surgiu a brincadeira denominada de “três cortes”. Em contrapartida, pelo fato do tronco-base do Handebol fazer alusão ao conjunto de

Relacionados