RESENHA ELABORADA DO LIVRO: ENSINO DE HISTÓRIA FUNDAMENTOS E MÉTODOS

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4014 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de fevereiro de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto


RESENHA ELABORADA DO LIVRO: ENSINO DE HISTÓRIA FUNDAMENTOS E MÉTODOS1
AUTORA: CIRCE MARIA FERNANDES BITTENCOURT. ASSUNTO ENSINO DE HISTÓRIA, DOCENCIA EM FORMAÇÃO ENSINO MEDIO TEXTO: CONTEÚDOS E METODOS DE ENSINO DE HISTÓRIA: BREVE ABORDAGEM HISTÓRICA. EDITORA CORTEZ.ANO DE PUBLICAÇÃO 2012. 4º EDIÇÃO.

Sebastião Pereira Viana Júnior2
Joel Dalmacio Souza 3
Diego Afonso da Silva Assunção401/05/2014

CONTEÚDOS E METODOS DE ENSINO DE HISTÓRIA: BREVE ABORDAGEM HISTÓRICA

“A história, enquanto disciplina escolar, possui uma longa história, permeada de conflitos e controvérsias na elaboração de seus conteúdos e métodos”



Escola: Grade Curricular
Escola de primeira letra ou escola primária
elementar de 3 a 5 anos variava muito
Escola primariacomplementar (existia apenas
em Alguns centros urbanos desenvolvidos)
Letras, contas e educação moral e cívica.
(história nos últimos anos )

As praticas e métodos tradicionais devem ser abolidos, também devemos nos adequar ao novo tipo de aluno que veem surgindo, O autor aborda que a disciplina passou por muitas mudanças. Começou o debate sobre a mudança no método do ensino de historia nosanos 80. No meio a um poder institucional que manipulava o conteúdo de historia.
Passou a existir uma preocupação entre aluno e professores, buscando incorporar um conteúdo epistemológico na inserção da disciplina na cultura escolar. Parece que nos anos 80, foi fundamental para essa mudança na visão de uma nova metodologia, na abordagem da disciplina historia.
O autor alega que ele fez umrecorte messe momento dos anos 80, para poder dar uma analise sobre o ensino de historia nos currículos. O esquema da grade curricular, era “escola primaria ou elementar”, ou “escola secundária”. Num primeiro momento, a disciplina história tinha os elementos; “Objetivo, conteúdo explícito e e,todos” .
Foi feito uma analise dos conteúdos para rever o ensino “tradicional”, a qual a disciplina históriaficou com o estigma de que ela era uma matéria decorativa, e fazer memorização, era o método a se fazer. Tudo isso fazia da disciplina como se ela não tivesse algo a oferecer para o aluno, ficando um ensino muito superficial.

1.A HISTORIA NA ANTIGA ESCOLA PRIMARIA

“(...). O ensino de história sempre esteve presente nas escolas elementar ou escolas primarias brasileiras”. No entanto ela foiobjeto de pouco estudo nessa década, depois a necessidade de aumentar a sua necessidade de influência fez com que procura-se abordar uma historia nacional. E como instrumento pedagógico significativo na mentalidade de identidade nacional. “(...). Métodos e conteúdos foram sendo organizados e reelaborados a fim de atingir esse objetivo maior”

1.1. PÁTRIA, MORAL E CIVISMO NO ENSINO DE HISTÓRIA.Existia toda uma preocupação com a formação de indivíduos baseadas no ensino tradicional ou era porque só se tinha conhecimento disso mesmo ou a superestrutura “estão e Igreja”,não estava interessada em abordar um novo tipo de ensino no Brasil. Ao mesmo tempo que estamos dizendo que eles desconheciam outras correntes, porque o processo escolar foi-se desenvolvendo para o que é hoje por contade estudos vindos de outras sociedades, a até por teorias criadas aqui mesmo, mas nesse momento a escola tinha como verdade esses estudos.
“Ler, escrever e contar” era essa as bases da escola primária ou primeiras letras tudo ocorrido depois do Brasil se tornar um estado independente. “(...) Os professores de escolas elementares deveriam, segundo os planos propostos em 1827, utilizar para o...