Resenha educacional do filme “fora de controle”

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1133 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Um acidente de trânsito o atrasa para um importante compromisso que pode garantir para sua empresa o controle sobre uma quantia de aproximadamente 100 milhões de dólares, como você se sentiria?
Devido a um acidente de trânsito, você se atrasa para uma audiência com o juiz e com sua ex-esposa onde se definirão os direitos de guarda legal de seus dois filhos, como você se comportaria?
Considereestas situações apresentadas anteriormente e decida qual das duas lhe parece mais prioritária de uma solução imediata.É dessa forma que se inicia o filme do diretor Roger Michell, colocando o espectador diante de uma encruzilhada através de seus dois personagens principais, vividos pelos atores Samuel L. Jackson e Ben Affleck, uma trama excitante e envolvente
Independentemente do desfecho datrama, vale perceber que o filme abre uma série de discussões acerca de prioridades e de valores e que nos levam, fundamentalmente, a reflexões. Nos faz refletir, na ambição e em seus limites. Nos permite ponderar o valor da família e, principalmente, a proximidade entre pais e filhos. Nos atenta a repensar a sociedade capitalista e seus mecanismos de ascensão econômica e social.
Não devemosdeterminar papéis característicos de mocinho e bandido a partir do filme. Não se trata de uma questão tão simples quanto essa, isso reduziria as discussões e afastaria o olhar do espectador do que realmente movimenta o desenvolvimento da trama, um simples questionamento: enfim, em que acreditamos? Quem somos? O que somos capazes de fazer?
Não devemos pensar nas pessoas que trabalham incessantemente eque visam atingir os maiores lucros possíveis como os grandes vilões da história. Também não podemos crer que todo e qualquer pai de família aparentemente dedicado merece uma estátua erguida em sua homenagem. Não cabe a nós crucificar ou julgar injustamente pessoas que viveram a frustrante situação da separação ou, de condenar a crucificação os que padecem do alcoolismo.
Este filme nos colocadiante de situações tão diversificadas quanto essas, no entanto, no fundo, pretende nos fazer encarar nossos posicionamentos éticos, nos perguntar se não abdicaríamos diante da possibilidade de abocanhar milhões de dólares e poder, por conseguinte, comprar a casa de nossos sonhos, o carro que todos querem possuir, as férias na Europa ou no Caribe que sempre desejamos.
Em uma determinada partedo filme, há um diálogo envolvendo um jovem casal, no qual se define, praticamente como uma regra do jogo, que para obter sucesso, deve-se jogar com todas as fichas disponíveis, com as cartas que temos na mão e, também, com aquelas que escondemos sobre as mangas. Por tudo isso, "Fora de Controle" é um filme excitante, envolvente, que nos intriga e nos estimula a reflexão. Estranho é o fato de quepassou praticamente despercebido nos cinemas, chegou as locadoras de forma discreta e agora é exibido em horários de pouca audiência na televisão.
Agora vamos falar da história em si, vinte minutos é o tempo que Doyle Gipson (Samuel L. Jackson) tem para chegar ao fórum, onde irá encontrar-se com a ex-esposa e, em presença do juiz, irão decidir-se o futuro de seus dois filhos. Para decidir adisputa a seu favor, Doyle está negociando a compra de uma casa, na qual pretende instalar a mulher e os filhos (com os quais pretende voltar a morar assim que conseguir se reconciliar com a ex-mulher). Além disso, Doyle passou a freqüentar sessões dos Alcoólatras Anônimos para se livrar de seu vício, afim de reconquistar a confiança de sua ex-mulher e de reerguer-se.
Nesse curto intervalo de tempo,os vinte minutos, em que transita entre o escritório de advocacia no qual trabalha e o fórum, o jovem e bem sucedido advogado Gavin Banek (Ben Affleck) reflete a respeito do caso que terá pela frente, no qual sua empresa disputa o controle sobre uma soma de aproximadamente 100 milhões de dólares pertencentes a uma fundação beneficente criada por um milionário de Nova Iorque pouco tempo antes...
tracking img