Resenha "educação na colônia"

Páginas: 50 (12272 palavras) Publicado: 26 de novembro de 2011
UNEB - UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E TECNOLOGIAS
CAMPUS XVIII – EUNÁPOLIS
PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÀSICA
CURSO: MATEMÁTICA

A EDUCAÇÃO NA COLÔNIA

Trabalho apresentado para avaliação parcial da disciplina: História da Educação, do Programa de Formação de Professores da Educação Básica doDepartamento de Ciências Humanas e Tecnológicas da Uneb – Universidade do Estado da Bahia, Campus XVIII – Eunápolis, sob a orientação do MS Geovani de Jesus Silva.

EUNÁPOLIS – BA
2010
A Educação na Colônia

José Maria de Paiva

José Maria de Paiva, mestre e doutor em Educação,Pesquisador da (CNPQ) Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico, atua no grupo de pesquisa nas áreas de Educação, História e Cultura: Brasil, Séculos XVI, XVII e XVIII, sendo sua linha de pesquisa Educação, História e Cultura Brasileira. No texto A Igreja e a Educação no Brasil Colonial, ele retrata a estrutura e o funcionamento de ensino, de forma puramente religiosa, onde o detentordo saber era o clero, que tinha como principio salvar almas com característica tipicamente mercantil. Relata ainda, que as letras não são estáticas e, está ligada a compreensão que os homens têm da própria vida e de experiências sociais; mudando o entendimento dessas experiências, provocando percepções e ações de cunho político, organizacional, jurídico e moral; pois as letras transformam ocontexto e é sempre reveladora do entendimento que os homens têm de si.
Os padres jesuítas foram os primeiros professores, do Brasil se a abordagem recair na chamada educação formal-escolarização. Se considerarmos que antes do chamado descobrimento aqui viviam outras pessoas, uma população indígena e, se considerarmos que o conceito de educação remete-nos a uma abrangência incalculável; teremosque observar que antes da Companhia de Jesus, existiam outras educações, portando, outras histórias da educação. Pois como afirma Boris Fausto (2002:37), já havia uma população nativa na nova terra descoberta:
Quando os europeus chegaram à terra que viria a ser o Brasil, encontraram uma população ameríndia bastante homogênea em termos culturais e lingüísticos, distribuída aolongo da costa e na bacia dos rios Paraná - Paraguai.

A ordem dos Jesuítas atuou em duas frentes: na arregimentação dos chamados incrédulos e na arrecadação de fundos para o combate a Reforma protestante, pois a igreja católica estava perdendo cada vez mais seus adeptos. Deste modo, os jesuítas atuaram como verdadeiros “soldados” de cristo na imposição de sua educação e do seu ensino. NaEuropa ensinaram em seminários, colégios e universidades, objetivando recuperar a antiga posição da Igreja Católica Romana, enquanto nas áreas recém-descobertas organizaram, além do trabalho educacional, as missões, com o intuito de conquistar e preservar para a Igreja Católica os povos que não foram atingidos pela expansão protestante.Nesse sentido, os jesuítas exerceram um destacado papel dedominantes, tanto na educação como na catequese dos índios e colonos.
No texto, o autor afirma que as letras eram do clero, uma vez que Deus estava presente em todo pensamento e ação da Igreja. Por outro lado, o texto nos revela que as experiências sociais transformavam e provocavam uma nova maneira de perceber as coisas e como conseqüências geravam ações múltiplas. Essas relações forammodificadas a partir de novos fazeres criando condições para o comércio de transportes, entrepostos, bancos, casa de negócios, diversificando assim o papel das letras. Mesmo com essas mudanças, os homens preservavam sua crença, mas descobriram que podiam viver de outra forma na sociedade. As letras passavam a ser não somente de cunho religioso mais também mercantil. Elas não negavam a realidade sagrada...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha do texto A Educação: da Colônia à República
  • Resenha: Independência das treze colônias
  • História da educação
  • Resenha critica Brasil Colonia
  • Hospital da Colônia de Barbacena- Resenha
  • Educação no brasil colônia
  • A educação da mulher na colônia e no império
  • A educaçao das mulheres na colonia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!