MORIN, Edgar & MOIGNE, Jean-Louis Le. A Inteligência da Complexidade. São Paulo: Petrópolis, 2000.

RESENHA

Em seu livro “A Inteligência da Complexidade”, mais especificamente nos capítulos 1 e4, Edgar Morin aborda os principais aspectos do que se constituiria em um pensamento complexo e a necessidade de se pensar uma ciência imbuída de uma consciência da complexidade.
Amparada por umfundo filosófico de cunho oriental e ocidental, a Teoria da Complexidade (complexus: aquilo que é tecido conjuntamente) propõe uma atitude revolucionária para os padrões de ciência atuais, pois defendeque tais paradigmas não são mais suficientes para estear as demandas sociais hoje emergentes. Morin nos convida a problematizar o fato de que o mundo não é mais o mundo de Galileu e Copérnico, que oplaneta não é mais minúsculo, mas sim que agora conhecemos e nos comunicamos com a natureza de forma diferente, e principalmente, que novas formas de se relacionar implicam necessariamente novasposturas. Porém, não é isso que constatamos. Vivemos em uma sociedade que ovaciona os “avanços” científicos sem ao menos impor-lhes responsabilidade e dever quanto à aplicação dos saberes em melhoria domeio em que habitamos.
Heidegger já defendia que “nunca tivemos tantos conhecimentos a respeito do homem e nunca soubemos menos o que é o homem”, pois experimentamos um império de fragmentação doconhecimento que inviabiliza a reunião e síntese dos saberes. E nesse sentido, ao mesmo tempo em que isso nos torna bastante lúcidos para questões isoladas, torna-nos cegos para as questões mais globais;estas que são imprescindíveis para criar alternativas mais eficazes de resoluções de problemas. Ainda devemos ressaltar que atrelado ao desenvolvimento científico também se desenvolveu, de formaextraordinária, o poder desse conhecimento; pois é inegável que a bomba atômica é oriunda dessa concepção anacrônica de “ciência sem consciência”, assim como considerava Rabelais. Em um sistema que... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 05). Resenha edgar morin - a inteligência da complexidade. TrabalhosFeitos.com. Retirado 05, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-Edgar-Morin-a-Intelig%C3%AAncia/220036.html

MLA

"Resenha edgar morin - a inteligência da complexidade" TrabalhosFeitos.com. 05 2012. 2012. 05 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-Edgar-Morin-a-Intelig%C3%AAncia/220036.html>.

MLA 7

"Resenha edgar morin - a inteligência da complexidade." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 05 2012. Web. 05 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-Edgar-Morin-a-Intelig%C3%AAncia/220036.html>.

CHICAGO

"Resenha edgar morin - a inteligência da complexidade." TrabalhosFeitos.com. 05, 2012. Acessado 05, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-Edgar-Morin-a-Intelig%C3%AAncia/220036.html.