Resenha economia a lei que proibe cobrar menos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (502 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Gonçalves, Carlos Eduardo S. e Guimarães, Bernardes oferecem a seu público leitor uma obra que trata de textos com uma linguagem simples e direta: Economia sem truques, o mundo a partir das escolhasde cada um. Publicado em 2008 pela Editora Elsevier (Antigas Campus e Negócio), do Rio de Janeiro. A obra é composta por 20 capítulos, contendo 224 páginas, volume único.

Bernardes Guimarães eCarlos Eduardo Soares Gonçalves são engenheiros de produção graduados pela Escola Politécnica de São Paulo, têm a mesma idade, 35 anos. Conheceram-se quando faziam mestrado em Economia pela Universidadede São Paulo.Carlos Eduardo S. Gonçalves mestre e doutor em Economia pela Universidade de São Paulo com sandwich na Universidade de Boston. Atualmente, é professor na Faculdade de Economia eAdministração e subsecretário da ANPEC. Atua como pesquisador nas áreas de Política Monetária, Economia Política e Desenvolvimento Econômico. Bernardes Guimarães doutor em economia por Yale, é pesquisador eprofessor de economia na London School of Economics. Assinam, alternadamente, a coluna mensal "Crônica Econômica", neste Eu&Fim de Semana. O primeiro texto, de Gonçalves ("Conta de bar e Teoria dosJogos"), foi publicado em 20 de março.

O foco do livro é apresentar para o público em geral, e mesmo para estudantes iniciantes do curso de Economia, os alicerces do pensamento econômico moderno, pormeio de uma linguagem mais acessível. Ensina economia a partir de seus princípios mais básicos, usando exemplos lúdicos, mas voltado a questões práticas e importantes, buscando estabelecer esse elo entreo economista acadêmico e a discussão cotidiana.

Os 12 primeiros capítulos tratam dos fundamentos da economia, teoria da escolha, restrição, falhas de mercado etc. Entretanto, nos oitos capítulosrestantes usa os conceitos apresentados na primeira parte para analisar temas de interesse geral, tais como tráfico de drogas, abertura comercial, previdência social, entre outros. O ponto de...
tracking img