Economia Politica- uma introdução critica (NETTO, Jose Paulo; BRAZ, Marcelo). Capítulo 8 O Imperialismo e 9 O Capitalismo Contemporâneo , São Paulo: Cortez, 2006. – (Biblioteca Básica De ServiçoSocial;).

No capitulo 8 O imperialismo e no capitulo 9 O capitalismo contemporâneo, os autores discorrem que a crítica da economia política manteve-se viva após a morte de Marx, trazendo a tona asnovas determinações socioeconômicas que emergiram na fase imperialista do capitalismo. Eles tiveram como contribuições fundamentais as obras de Hilferding O capital financeiro, Lênin O imperialismo,fase superior do capitalismo, e Nicolal Bukhari A economia mundial e o imperialismo.
No capitulo 8 Imperialismo observamos dois fatores que constituem o capitalismo que são mobilidade e transformaçãograças a atividade econômica, desenvolvimento de forças produtivas que é sua marca e processo sociopolítico e culturais. Partindo desse ponto é apresentado o desenvolvimento do capitalismo com o estagioinicial que é o capitalismo comercial com acumulação primitiva, a mundialização do mercado, a contradição entre avanço e destruição, burguesia como classe revolucionaria, nesse estagio o papel dogrupo social dos comerciantes foi decisivo. O segundo estágio evolutivo é o capitalismo concorrencial com a subsunção do trabalho, a teoria econômica clássica a urbanização, e a aceleradamundialização da economia, luta de classe moderna, o estado liberal burguês, a organização do proletariado e a questão social. Já o terceiro estágio será denominado como estagio imperialista onde o capital financeirodesempenha papel decisivo, onde a forma empresarial típica será a monopolista.
Dai segue-se a fase clássica do imperialismo onde ocorre as grandes crises econômicas, a ascensão do proletariado,mudança no papel do estado, new deal, keynes e fascismo. Logo depois os anos dourados com o capitalismo democrático, estado do bem­estar social, taylorismo­fordismo – estandardização, produção e... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 09). Resenha Economia politica uma introdução critica de Jose paulo netto. TrabalhosFeitos.com. Retirado 09, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-Economia-Politica-Uma-Introdu%C3%A7%C3%A3o-Critica/39053803.html

MLA

"Resenha Economia politica uma introdução critica de Jose paulo netto" TrabalhosFeitos.com. 09 2013. 2013. 09 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-Economia-Politica-Uma-Introdu%C3%A7%C3%A3o-Critica/39053803.html>.

MLA 7

"Resenha Economia politica uma introdução critica de Jose paulo netto." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 09 2013. Web. 09 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-Economia-Politica-Uma-Introdu%C3%A7%C3%A3o-Critica/39053803.html>.

CHICAGO

"Resenha Economia politica uma introdução critica de Jose paulo netto." TrabalhosFeitos.com. 09, 2013. Acessado 09, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-Economia-Politica-Uma-Introdu%C3%A7%C3%A3o-Critica/39053803.html.