Resenha dos textos: “O Ritual do Corpo entre os Nacirema” e “Atitude Científica”

414 palavras 2 páginas
Universidade do Estado da Bahia
Professor – Ricardo Freitas
Aluna – Camila Ferreira Jorge
Curso – Administração, Matutino

Resenha dos textos: “O Ritual do Corpo entre os Nacirema” e “Atitude Científica”
No texto “Ritual do Corpo entre os Nacirema”, do antropólogo norte-americano Horace Miner, é feita uma reflexão a respeito da sociedade Nacirema que, segundo o autor, é uma sociedade que ainda não possui muitos estudos esclarecedores à seu respeito, mas desperta curiosidade devido aos seus costumes peculiares e repletos de rituais relacionados ao corpo humano. O texto vai nos apresentando alguns desses rituais que, inicialmente, chegam a parecer atitudes extremas e masoquistas (como a anual visita ao “homem-da-boca-sagrada”), mais, no decorrer da leitura, acabam se tornando familiares e muito próximos com alguns rituais que nós realizamos no nosso cotidiano (a visita ao “homem-da-boca-sagrada” pode ser comparada a ida ao dentista).
Se torna então perceptível, de uma forma bem criativa, simples e informal, uma analogia entre o misticismo e a ciência, mostrando a necessidade do pensamento mágico, das crenças e superstições para evolução do ser humano na busca de respostas através de caminhos mais lógicos e científicos. Este debate entre mitologia e ciência também é abordado – de uma forma mais concreta – no texto “Atitude Científica”, da professora de filosofia e historiadora de filosofia brasileira Marilena Chauí, que tem como os dois temas principais do seu texto: o senso comum e a atitude científica.
Ela inicia falando do senso comum, dos conhecimentos obtidos diariamente pelas pessoas através de suas experiências (negativas ou positivas), sendo formadas opiniões individuais ou de grupos, que a partir do memento em que ganham veracidade e uma ampla proporção sem nenhum tipo de pesquisa científica ou comprovação real, consolidando-se como senso comum. Quando fala sobre a atitude científica, Chauí faz uma distinção entre o senso comum e a ciência,

Relacionados

  • Atitude científica
    691 palavras | 3 páginas
  • Fichamentos e Resumos Final
    4637 palavras | 19 páginas