Resenha dos textos “atitute filosófica: comunhão com o real” e “a filosofia como tarefa”

398 palavras 2 páginas
RESENHA DOS TEXTOS “ATITUTE FILOSÓFICA: COMUNHÃO COM O REAL” E “A FILOSOFIA COMO TAREFA”

Os textos "Atitude Filosófica: Comunhão com o real" e "A filosofia como tarefa", em síntese, abordam a busca do filósofo pela Verdade, sem se acomodar ou aceitar a realidade em que vive tantes de compreendê-la.
No primeiro texto, o autor procura mostrar que a busca constante por desvelar o Ser que há em todas as coisas é um dos papéis principais da filosofia. É dever do filósofo questionar sua realidade.
O autor também fala sobre a dialética, o acesso mais seguro à Verdade. Entende-se por dialética um confronto no qual se verifica uma espécie de acordo na discordância, uma posição nova que não contraria totalmente as posiçoõs inicais, mas as purifica. Nela, há duas teses: a primeira tese é chamada afirmação e a segunda, chamada negação, é o questionamento da primeira. Após análise e crítica minuciosas das duas teses, chega-se a uma síntese, que contem a riqueza das teses confrontadas e revistas. Tem-se, então, a comunhão.
Vale lembrar que deve-se tomar cuidado para que o filósofo não caia na arrogância intelectual, por achar que são auto-suficientes e donos da verdade.

Convém mais ao filósofo abituar-se ao uso das exclamações, em primeiro lugar, seguidas das interrogações. Jamais ao ponto final!

Já no segundo texto, o autor afirma a utilidade da filosofia, mas não querendo que essa chegue ao pragmatismo, ou seja, que adota como critério da verdade a útilidade prática.

Por ser "ciência de todas as ciências", ela transcende o carater de aplicação determinada somente a um aspecto da realidade, para lançar luzes sobre o todo.

Uma das utilidades da filosofia é a sua paixão e luta pela Verdade, pois ao tentar atingí-la, o filosófo oferece à humanidade elementos que favorecem a sua criticidade.
Outra utilidade da filosofia é o uso do raciocínio, da Lógica. A arte de filosofar força o intelecto a trabalhar com a multipicidade das hipóteses. Essa contribuição

Relacionados