Resenha dos tempos modernos de charlin chaplin

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (454 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Filme Tempos Modernos de Charlin Chaplin

Resenha Critica Informativa

Jaqueline Grings Corrêa

Tempos Modernos é um filme de 1936 que retrata o operário tentando sobreviver no mundo moderno,apresenta criticas a produção capitalista. A máquina substituindo o homem, inovações técnicas, os operários trabalhando continuamente na frente das esteiras sendo explorados e estimulados aproduzirem cada vez mais.
O capitalista sentado atrás de uma mesa lendo jornal, montando um quebra cabeça e mandando aumentar a velocidade da esteira, visando à produção em massa e o lucro. O mesmo tem umcontrole total sobre a produção.
Podemos observar no inicio do filme a cena de um bando de ovelhas brancas e no meio delas há uma preta, caracterizando os operários indo para a fabrica como se fossempara o abatedouro. E no meio deles uma ovelha negra que simboliza o operário vagabundo que não queria trabalhar, contrariava as regras. Demonstra o tratamento que o capitalismo dá aos trabalhadores.Neste filme podemos observar a Organização Racional do Trabalho que eliminava o tempo morto, ou seja, o tempo para o almoço era mínimo, à hora de ir ao banheiro era controlada pelo capitalista. Aslinhas de montagens, tarefas curtas e repetitivas para aumentar a produção, a esteira que se movia fazendo com que o operário ficasse parado sem precisar se mover muito.
O capitalismo mantém uma buscaconstante de inovação para aumentar a produção e eliminar os movimentos inúteis, um exemplo que Charles Chaplin da no filme é uma maquina com a função de alimentar o operário durante o seu serviço paraele não precisar encerrar a produção e parar a esteira, mas é um desastre.
Podemos observar que não tem muita diferença com o tempo de hoje, em muitas áreas existe as linhas de montagens com esteiras,mas temos tecnologia crescendo cada vez mais. Mas ainda existe o capitalismo, o empresário pensando só na produção em massa e no lucro da empresa. A maioria dos operários continua sonhando com uma...
tracking img