Resenha dos Filmes Prodia Nascer Feliz e Entre os muros da escola

1129 palavras 5 páginas
Resenha do filme: Pro dia nascer feliz

O filme nos mostra a realidade da educação brasileira na forma de um documentário de João Jardim onde estudantes e professores de escolas de São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco são entrevistados sobre o cotidiano da educação, mostrando o convívio deles com todos os problemas de infra-estrutura, transporte, segurança, problemas pessoais e de criminalidade entre outros, problemas esses que são um ciclo vicioso nas escolas brasileiras, por conseqüência de diversos fatos, como professores desestimulados no trabalho, tanto quanto na remuneração quanto no próprio cotidiano de trabalho, pois há um excesso de alunos desinteressados além de todos os problemas já relatados.
O Documentário se inicia em uma escola do interior do Pernambuco mostrando as dificuldades de acesso, de estrutura física, com falta de água e de higiene básica e transporte precário que não tem assentos nem segurança para todos os alunos, sendo esses alguns problemas que alunos e professores encontram em seu cotidiano. Há a entrevista de uma aluna com grande potencial, que gosta de leitura e escreve poemas, mas sem ter seu talento reconhecido pelos professores que são desinteressados e também desestimulados, como dito anteriormente.
Já no Rio de Janeiro os problemas têm mais a ver com a violência, criminalidade, drogas, falta de respeito por parte dos alunos, e claro, falta de interesse dos mesmos. Acompanha-se o caso de um aluno que passa pelo conselho, levantando a dúvida sobre o conceito da “Progressão Continuada”, com a aprovação automática, levantando a questão de que o aluno deve ser estimulado a seguir adiante para que ele não se desinteresse do processo de estudo ou ele deve ser retido por não ter “qualificações necessárias” para continuar no seu progresso estudantil, sendo que por fim o desafio é fazer com que os alunos se interessem de fato pelo estudo. Por fim o aluno que mesmo afirmando na entrevista que era interessante o envolvimento com a vida

Relacionados