Resenha dos filmes ‘narradores de javé’ (2003) e ‘saneamento básico’ (2007).

Páginas: 6 (1484 palavras) Publicado: 8 de abril de 2011
FURG – UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
INSTITUTO DE OCEANOGRAFIA
Curso de Tecnólogo em Gestão Ambiental
Disciplina de Introdução à Gestão Ambiental e Fundamentos da Análise Socioeconômica
Professora: Lúcia de F. S. de Anello
Aluna: Monique S. Roberg – 49280

- Resenha dos filmes ‘Narradores de Javé’ (2003) e ‘Saneamento Básico’ (2007).

Sendo o Brasil um país onde as tradições oraispredominam, as relações de poder são injustas e fragilizam a educação diminuindo a eficiência dos direitos sociais, as produções cinematográficas são uma forma inteligente de mostrar o que a podridão do progresso, a burocracia, a corrupção brasileiras e a falta de estudo e conhecimento são capazes de fazer com uma comunidade, sua tradição, seu nicho ecológico e sua capacidade de causar um impactoprofundo e irreversível ao meio ambiente.
Em função desses fatos e de questões em comum entre os dois filmes, resolvi discutir juntas essas duas obras cinematográficas relativamente recentes. Essas obras são o longa-metragem Narradores de Javé um divertido filme brasileiro dirigido por Eliane Caffé e lançado em 2003, e Saneamento Básico um filme inteligente, divertido e político dirigido por JorgeFurtado e lançado em 2007.
Narradores de Javé conta a história de uma cidadezinha perdida no interior brasileiro e ameaçada de desaparecer sob as águas de uma nova usina hidroelétrica. Como recurso para contrapor essa ameaça, descobrem que o local poderia ser preservado se tivesse um patrimônio histórico de valor comprovado em documento cientifico, assim os moradores do povoado resolvem emassembléia se unirem pra resgatar e registrar as ‘grandes histórias’ de sua cidade na esperança de mostrar que a cidade é um patrimônio histórico que deve ser preservado e assim evitar seu desaparecimento. Um deles, porta-voz junto aos empreendedores e governo, os orienta no sentido de que esse relato deva ser ‘cientifico’ para ser aceito pelos mesmos. Assim decidem convocar Antônio Biá, antigocarteiro e único a dominar as letras no povoado, e que havia sido banido para os arredores do vilarejo por falsificar e enviar cartas maledicentes sobre os outros moradores no intuito de manter a agência dos correios em atividade e preservar seu emprego, para recuperar a história e transpor para o papel de forma "científica" as memórias dos moradores. O que acaba em uma tremenda confusão, pois todosprocuram Biá para acrescentar algumas linhas e ter seu nome citado, fazendo com que o escriba se perca em função das inúmeras discordâncias entre as narrativas que coletava com os moradores e das suas próprias tendências para a preguiça e o delírio criativo. Ao final do filme, as esperanças acabando e a cidadezinha é imundada, mas seus antigos moradores seguem juntos para se estabelecerem em outroterritório. Abalado perante as imagens das casas que submergiam, Biá resolve retomar sua empreitada e começa, efetivamente, a registrar em seu caderno a história do povo de Javé, que segue em seu encalço, discutindo interminavelmente sobre qual “verdade” deveria ser fixada pela escrita.
Em Saneamento Básico enredo que foge de cenários nordestinos ou de populações ribeirinhas, o filme se passa em umapequena vila de descendentes de colonos italianos na serra gaúcha onde a construção de uma fossa para o tratamento do esgoto é uma emergência antiga e sempre ignorada pelas autoridades. Um grupo resolve ir até a prefeitura e cobrar a obra da fossa, lá são informados de que não há verba para saneamento básico, mas que há uma verba de R$ 10 mil, que seria utilizado por um parente do Prefeito parafazer um vídeo institucional. Como o tal parente desistiu, a funcionária pública oferece ao grupo que façam um filme pequeno e que utilize um pouco da verba, para realizar a obra. O grupo resolve então fazer um vídeo sobre o saneamento básico “O monstro do Fosso”. A prefeitura apóia a idéia da realização do vídeo e da utilização da verba para a obra, que seria um absurdo devolver, mas esclarece...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha do filme narradores de javé 2003
  • Resenha filme narradores de javé
  • Resenha filme narradores de javé
  • RESENHA DO FILME NARRADORES DE JAVÉ
  • Resenha do filme Narradores de Javé
  • Resenha do filme: narradores de javé
  • Resenha do filme Narradores de Javé
  • Resenha do filme narradores de Javé

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!