RESENHA DOS CAPÍTULOS IV – O OESTE E A DEMOCRACIA AMERICANA – E V – A ESCRAVATURA E A GUERRA DE SECESSÃO – DO LIVRO HISTÓRIA DOS ESTADOS UNIDOS, DE RENÉ RÉMOND

1888 palavras 8 páginas
RESENHA

RÉMOND, René . História dos Estados Unidos, São Paulo, Martins Fontes, 1989.

Capítulo IV: O Oeste e a democracia americana

René Rémond constrói o texto analisado focando precipuamente os fatores políticos e econômicos que preponderaram para a formação da nação estadunidense, dando ênfase e destacando a anexação e tomada de posse dos territórios do oeste, como o marco diferencial a moldar o espírito e aparência da nação norte americana, que o autor conclama como grandiosa.
Neste contexto, o autor no IV capítulo de sua obra a História dos Estados Unidos, aborda o tema do povoamento do Oeste norte americano, iniciado no último quartel do século XVIII, apontando-o como fator propulsor de mudanças que deram os contornos distintivos da nascente nação estadunidense, os quais se mostravam bem diferentes daqueles pretendidos pelos nortistas e sulistas da época.
Com efeito, a conquista do Oeste foi o elemento determinante na história norte americana, pois repercutiu em aspectos basilares da nação em formação:
[...] a migração que para aí fluiu; a economia, cujo desenvolvimento ela estimulou por seus recursos e seu espaço; a relação das forças políticas, cujo equilíbrio ela rompeu, fazendo pender a balança em favor do Norte; a questão do negro que ela exacerbou; o impulso democrático que precipitou; em suma, o caráter nacional que ela marcou tão fortemente. (1989, p. 41).

Rémond destaca que com a transposição dos montes Alleghenies , já no último quartel do século XVIII, um grande contingente de colonos iniciaram sua marcha para as terras desbravadas do Oeste. Com essa expansão foi necessário estabelecer como ficariam essas novas áreas de povoamento, para tanto, os Estados existentes abriram mão do domínio dessa região em proveito da União, tornado-as território federal, o que ficou consignado através da Ordenação do Noroeste (1787).
Nesse sentido o autor destaca que o assentamento da Ordenação juntamente com a redação da Constituição norte

Relacionados

  • apostila concurso
    416289 palavras | 1666 páginas