Resenha donald woods winnicott

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 52 (12762 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO
Os objetivos do presente estudo foram o de verificar a influência da expectativa do professor sobre o desenvolvimento intelectual, rendimento escolar e comportamentos não-acadêmicos dos alunos, bem como se existe diferença de influência da expectativa quando esta é induzida em termos de inteligência ou de criatividade. O estudo foi realizado numa escola pública de uma cidade dointerior do Estado de São Paulo. Serviram como sujeitos alunos de seis classes da primeira série do primeiro grau de ambos os sexos e suas respectivas professoras. Foram utilizados, para a avaliação das variáveis dependentes, três instrumentos: Teste de Capacidade Geral, de Flanagan, aplicado no início e final do ano, uma escala através da qual as professoras avaliaram os alunos em comportamentosnão-acadêmicos e conceitos do rendimento escolar dos alunos. Em cada uma das seis classes, foram randomicamente selecionadas cerca de 20% das crianças para constituir o grupo experimental e igual porcentagem para constituir o grupo controle. Em três das professoras, procurou-se induzir expectativa positiva com relação à criatividade e, nas outras três, expectativa também positiva com relação àinteligência.
Foram encontradas diferenças significantes entre os grupos quando se induziu expectativa em termos de criatividade e se considerou as avaliações das professoras tanto em rendimento escolar como em comportamentos não-acadêmicos. Entrevistas realizadas com as professoras sugerem que as expectativas que elas formam em relação a seus alunos, a partir de estereótipos, logo nosprimeiros dias de aula, afetam seu julgamento a respeito do rendimento escolar dos mesmos.
A presente pesquisa buscou investigar as expectativas profissionais do “antigo” e do “novo” professor a partir das relações docentes constituídas no ambiente escolar. O problema de pesquisa apresentou-se vinculado à tentativa de elucidar como se dão tais relações, viabilizando uma reflexão sobre ospossíveis impactos destas no processo ensino-aprendizagem. Por se tratar de um objeto de pesquisa que analisa percepções, discursos e práticas profissionais, a abordagem utilizada foi qualitativa. Como instrumento à coleta de dados, realizou-se uma entrevista semi-estruturada com seis professoras que atuam na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental de Criciúma, sendo três destasprofissionais com mais de dez anos de atuação e as demais com até dois anos. Percebeu-se, nesse sentido, que as expectativas profissionais construídas por professoras “mais” e “menos” experientes, não dependem apenas da diferenciação do tempo de docência, mas de aspectos relacionados ao próprio curso, à instituição que as entrevistadas encontram-se inseridas, as relações profissionais nela existentes e apercepção de si mesmas enquanto educadoras. Para embasar o referencial teórico e, posteriormente, a análise de dados, os principais autores utilizados foram, António Nóvoa (1995) à tentativa de elucidar a profissão professor a partir de uma perspectiva histórica; Michel Foucault (1986) em função de suas teorias sobre o discurso e as relações de poder e, por último, Maurice Tardif (2002), quecontempla as discussões a respeito dos saberes docentes e enriquece os estudos que tratam da formação dos professores. Deste modo, os dados coletados possibilitam a análise das expectativas profissionais construídas por “antigas” e “novas” professoras, desmistificando que as primeiras caracterizam-se por práticas essencialmente tradicionais e as segundas professoras, pela recente formação, educadorasideais.


RESUMO

A pesquisa elaborada pretende esclarecer a influência do relacionamento entre professor e aluno no cotidiano escolar. A importância da relação professor e aluno para o sucesso é fundamental. Enfatizamos também as relações afetivas em sala de aula e colocamos este relacionamento como um desafio para o educador pós-moderno, devendo este agir de forma que expresse o seu...
tracking img