Resenha dofilme adeus lenim

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (378 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A história do filme Adeus, Lênin se passa no ano de 1989 na Alemanha Oriental pouco antes da queda do muro de Berlim.
A senhora Kerner (katrin Sass) sofre um grande trauma quando o marido foge parao Ocidente. Ela é impedida de acompanhá-lo, pois, a fuga traria muitos riscos para seus filhos e isso a fez entrar numa grande depressão.
Seu filho Alexander fica muito preocupado com o torpor que seabate sobre a mãe e tenta trazê-la para a realidade. E a única forma que ela tem de sobreviver à dor, é a entrada no partido socialista onde ela entra no jogo da propaganda e da militância. Ela seempenha entusiasticamente, se tornando uma grande idealista.
Todo o enredo da história muda quando seu filho ao participar de um manifestação pelo direito de liberdade de expressão é preso eespancado.A senhora Kerner tem um ataque cardíaco no meio da rua e vai parar no hospital em coma profundo.
Durante todo esse tempo em que ela permanece em coma, várias transformações vão ocorrendo na Alemanhae em sua própria família.
Quando em meados de 1990 ela desperta (oito meses depois) sua cidade, Berlim, está sensivelmente modificada,o regime capitalista triunfa em todos as partes, levando seufilho Alexander (Daniel Bruhl) a transformar o apartamento onde vivem num lugar que só mostra o passado, ou seja num museu do socialismo. Tudo isso para proteger a mãe que está muito frágil e segundo osmédicos com o coração tão fraco que o menor choque pode levá-la á morte.
A partir desse momento Alexander faz de tudo para poupar a mãe da verdadeira realidade, criando para ela a Alemanha Orientalde seus sonhos e talvez dele próprio.
O filme mostra além do amor incondicional de um filho, também vários fatos que marcaram a história daquela época como a queda do muro de Berlim.
Adeus, Lênin éum filme que mostra a transição do regime socialista para o capitalista, e a realidade de pessoas que lutaram por uma Cidade de seus sonhos, como a senhora Kerner que morreu feliz admirando o próprio...
tracking img