Resenha documentário siko

923 palavras 4 páginas
Resenha Crítica dos filmes: “Políticas de saúde no Brasil: um século de luta pelo direito à saúde” e “Sicko”

O documentário “Políticas de saúde no Brasil: Um século de luta pelo direito à saúde” mostra que a busca na melhoria a saúde aconteceu em diversos momentos na história do país, desde a revolta da vacina até os dias atuais mostrando como foi o surgimento do sistema único de saúde conquistado pela luta da população por uma saúde onde há como ideal a universalidade.
O inicio é marcado pelo surto de epidemias e criação de vacinas para lutar contra as diversas doenças, surgindo então à lei de vacinação obrigatória contra a varíola. As doenças prejudicavam a produção e a exportação do café, o interesse em controlar era em manter boas relações comerciais com o exterior, além de manter a política de imigração. No ano de 1923 foi criado as Caixas de Aposentadoria e Pensão, mantidas pelas empresas que passaram a oferecer assistência médica aos funcionários e familiares. No Governo de Vargas foi criado o Ministério da Educação e Saúde e as caixas foram substituídas pelos Institutos de Aposentadoria e Pensões (IAPs), que eram dirigidos por entidades sindicais e não mais por empresas como as antigas caixas. Em 1960, ocorreu à unificação dos IAPs, mas apenas para os trabalhadores regidos pelas leis Trabalhistas. Em 1967 ocorreu a unificação geral de IAPs e a criação do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS). Com a criação do INPS surgiu uma demanda muito maior que a oferta e a solução encontrada pelo governo foi pagar a rede privada pelos serviços prestados à população. O Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (Inamps) criado em 1978 ajudou nesse trabalho nos repasses para iniciativa privada.
Em 1986 foi aberta a 8ª Conferência Nacional de Saúde que consolidou os princípios de atenção à saúde como direito do cidadão e o acesso universal com participação no controle público das ações e serviços de saúde e a partir daí foi

Relacionados