RESENHA DOCUMENT RIO A INVEN O DA PSICAN LISE

671 palavras 3 páginas
FUNDAÇÃO EDSON QUEIROZ
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA - UNIFOR

RESENHA DO DOCUMENTÁRIO
A INVENÇÃO DA PSICANÁLISE

DEBORAH SILVA DOS SANTOS

Horizonte - CE
2015
RESENHA DO DOCUMENTÁRIO
A INVENÇÃO DA PSICANÁLISE

O filme é um documentário que recompõe a história da psicanálise, descrevendo o percurso da vida de Sigmund Freud que foi pai da psicanálise.
Durante meio século, Sigmund Freud viveu em Viena, lugar na qual ele praticou a psicanálise e redigiu sua obra. Com a invenção da psicanálise, Freud enfrentou muitas dificuldades e preconceitos com suas teorias, “Eu tive que pagar caro por esse pedacinho de sorte” diz (Freud). Por ser judeu foi perseguido tendo muitos de seus livros queimados em praça pública, por tal situação, teve de fugir com sua esposa e filha com o auxílio de Maria Bonaparte para Londres, no qual prossegue com suas obras.
Explorador das profundezas do inconsciente e iniciador de uma das aventuras intelectuais do século 20, fez da clínica um laboratório, onde novas descobertas foram feitas, seu divã foi local de muitas investigações, onde recebeu de seus pacientes grandes experiências e saber clínico. Vindo com tabus que são desmistificados e novos são criados, havendo assim grande resistência das pessoas para a mesma. Sigmund Freud, médico neurologista buscou uma ciência que pudesse desvendar e tratar doenças de caráter psicológicos, que através das aulas de Charcot usava a hipnose para revelar que a histeria é uma neurose funcional. Freud ficava encantado pelo teatro de histeria a ponto de mudar seus conceitos pelo assunto. A partir daí, cria assim uma nova ligação entre a histeria e a sexualidade, usando sua teoria para descobrir suas feridas originais.
Através da psicanálise os sintomas histéricos podiam ser externalizados através da verbalização, trazendo alívio e melhorias nos sintomas histéricos. Pelo grande anseio de tornar a psicanálise uma ciência, Freud continua com seus estudos e reúne um grupo de

Relacionados

  • ABNT
    26248 palavras | 105 páginas