Resenha dobre o artigo de ladeira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (453 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
*Fernando Cairo Maron

LADEIRA, Francisco Fernandes. Considerações sobre as faces das desigualdades entre os seres humanos. Artigo, 2012.

Francisco Fernandes é especialista em CiênciasHumanas, Brasil: Estado e Sociedade pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui artigos publicados nos sites Observatório da Imprensa e Consciência.org. Atualmente é professor de Geografia e Histórianas redes pública e privada de ensino.

Ladeira afirma em seu texto que, se tratando de desigualdade social, o que imaginamos primeiramente é uma infeliz distribuição de renda, mas se pararmos eobservamos amplamente essa situação, vislumbraremos uma falta de humanidade existente desde os primórdios que originou tudo isso que vivenciamos hoje.
Segundo as ideias do autor não é difícilidentificar esses erros de comportamento e tratamento de um ser humano por sua representatividade sócio econômico. Vivenciamos no dia a dia uma sociedade excludente onde se prega a harmonia teoricamente, poréma realidade é outra. Também indica fatores que acabam levando uma pessoa ou grupos da sociedade a viabilizar uma desigualdade social, quando as questões levadas em conta, necessariamente não é afinanceira, mais também extra econômica onde pessoas acabam se omitindo em enxergar outros seres humanos que estão a sua volta, portando uma vida mais simplória.
Desigualdade em si é um assunto muitoabrangente, muito extenso, que não pode ser conceituado tão somente por aspectos monetários e sim a racial, a diferença da opção sexual, da liberdade de religião, de expressão, etc. Em pleno século XXIainda possuímos uma mentalidade que só define desigualdade quando se fala em dinheiro. A maior das desigualdades é essa, começar a definir o que teria que ser um bem estar social, com o egocentrismo doHomem.
Francisco Fernandes Ladeira descreve em seu texto diversos tipos de desigualdades conceituados por diferentes filósofos e cientistas. Na antiguidade a desigualdade vinha de uma concepção...
tracking img