Resenha do vídeo “CBN - Mundo Corporativo: Entrevista com Gustavo Boog

1272 palavras 6 páginas
Curso: Master em Marketing e Gestão Comercial – BSP Business School

Disciplina: Liderança e Desenvolvimento de Equipes

Resenha sobre o vídeo “CBN - Mundo Corporativo: Entrevista com Gustavo Boog”.

Gustavo Boog é diretor do sistema Boog de consultoria e um dos autores do livro “Discursos e práticas de gestão de pessoas e equipes”.
No livro, foi realizada uma pesquisa com quase 32 mil pessoas, que deram suas opiniões baseadas em experiências profissionais dentro das culturas organizacionais das empresas por onde passaram.
Os autores relatam alguns pontos interessantes que foram resultados dessa pesquisa. Elementos como cultura organizacional, clima organizacional, liderança má preparada, treinamento e desenvolvimento, a diferença entre líder e chefe, o líder sustentável, etc. aparecem aqui.
Discursos e práticas dentro das Organizações: Gustavo comenta que em muitas empresas brasileiras, os discursos são bonitos, politicamente corretos, valorizando sempre o elemento humano, onde falam da importância da sustentabilidade, etc., mas que na prática concreta, muitas vezes, é divergente, e considera ainda que há um abismo entre o discurso e a prática. Existem algumas empresas, um pouco mais evoluídas, onde a distância entre o discurso e a prática é menor, porém em grande parcela das empresas há um caminho longo a ser percorrido quando se trata deste assunto.
Fatores que contribuem para isso: Gustavo relata algumas causas como o aumento da velocidade no Mundo aliado à busca que as empresas possuem por resultados imediatos, a ênfase no curtíssimo prazo, valorização do faturamento em primeiro lugar e o elemento humano passando a ter um papel secundário ou até terciário no processo todo. Somado a isso, existe uma distorção entre o que a Diretoria fala, o que chega à Gerência, dali vai para a Supervisão, Coordenação e assim por diante. Neste processo existe uma série de dissociações e falhas na comunicação. É também observado que em muitas organizações os gestores

Relacionados