Resenha do texto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1314 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Fundamentos éticos do Serviço Social


No texto Fundamentos éticos do Serviço Social Maria Lúcia Silva Barroco inicia o texto discorrendo sobre os fundamentos ontologicamente e sociais da ética. Segundo ela é pela apropriação do processo de constituição histórica do ser social que uma ética fundada ontologicamente pode ser compreendida. Na gênese do ser social, estão dadas as bases desua constituição ontológica: o ser social se humanizou em face da natureza orgânica e inorgânica, transformando-a para atender necessidades de reprodução da sua existência e nesse processo passa a se constituir como ser especifico diferente de outros seres existentes.
É o trabalho que instaura esse novo ser, na medida em que rompe com o padrão imediato das atividades puramente naturais,estruturando uma atividade de caráter prático-social. Como práxis, o trabalho é a base ontológica primaria da vida social. Ao criar novas alternativas para o seu desenvolvimento, o ser social se afasta de suas barreiras naturais, amplia sua natureza social e consciente, estabelece a possibilidade de uma existência social aberta para o novo.
Segundo a autora, ao desenvolver sua consciência, o homemevidencia o caráter decisório de sua natureza racional. Todo ato social surge de uma decisão entre alternativas acerca de posições teleológicas futuras. As escolhas são baseadas em juízos de valor. O fato de toda ação consciente conter uma posição de valor e um momento de decisão propicia o entendimento o entendimento de que a gênese do valor e das alternativas seja dada somente pela avaliação subjetivados indivíduos.

Maria Lucia discorre também sobre moral e a vida cotidiana, segundo ela Ontologicamente considerada, a moral não pertence a nenhuma esfera particular, ela é uma mediação entre as relações sociais, uma mediação entre o indivíduo singular e sua dimensão humano-genérica. A moral se desenvolve quando os homens já adquiriram um certo grau de consciência. A moral é histórica emutável, são os homens que criam as normas e os valores, mas a autonomia dos indivíduos em face das escolhas morais é relativa às condições de cada contexto histórico. Na sociedade burguesa, a moral desempenha uma função ideológica.
Na cotidianidade, a moral tende a se objetivar de modo alienado, reproduzindo julgamentos de valor baseados em juízos provisórios, respondendo às necessidadesmais imediatas e superficiais da singularidade individual.
No que diz respeito à Ação ética e as objetivações genéricas a autora diz que é possível que a motivação moral que envolve escolhas e decisões exigidas pelo ato moral seja intensa e se alargue de modo a se afastar momentaneamente da cotidianidade, permitindo que o individuo se eleve a sua dimensão humano-genérica. Porém, ao se afastarde sua singularidade e de suas motivações efêmeras, o sujeito moral atinge um outro patamar de objetivações, que o elevam à sua dimensão particular e à sua condição de sujeito ético. A partir daí revela-se toda a importância da reflexão ética, capaz de realizar a crítica da vida cotidiana, em sua dimensão moral, ampliando as possibilidades de realização de escolhas conscientes, voltadas ao gênerohumano, às suas conquistas emancipatórias, à desmistificação do preconceito, do individualismo e do egoísmo, propiciando a valorização e o exercício da liberdade e do compromisso com projetos coletivos.
Segundo Barroco a ética profissional é uma dimensão especifica do Serviço Social. A ética profissional se objetiva como ação moral, através da prática profissional, como normatização dedeveres e valores, através do código de ética Profissional, como teorização ética, através das filosofias e teorias que fundamentam sua intervenção e reflexão e como ação ético-política. A moral profissional diz respeito à relação entre a ação profissional do individuo singular e os sujeitos nela envolvidos e o produto concreto da intervenção profissional. Assim a adesão de um determinado projeto...
tracking img