Resenha do texto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1147 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA DO TEXTO

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA:
NA PERSPECTIVA DE UMA EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA

Moacir Gadotti propõe uma discussão sobre o Projeto Político- Pedagógico da Escola, sendo este a problemática encontrada nas escolas um desafio para todos os educadores, onde o projeto da escola questionava apenas seus métodos, hoje já se questiona seus fins.
De acordo com o autor,se confunde projeto com plano. Ele enfoca que o projeto é muito mais que o plano, sendo este conjunto de objetivos, metas e procedimentos que faz parte do projeto. Um projeto necessita sempre rever o estabelecido para, a partir dele, criar coisas novas.
Segundo o autor, o Projeto Político-Pedagógico não nega o estabelecido da escola que é a sua história, é o conjunto dos currículos, dos métodos,tendo a participação para sua construção: funcionários internos e atores externos, que fazem a história da escola. Hoje a escola pública burocrática se confronta com as novas exigências da cidadania e busca de nova identidade de cada escola, reflexo de uma sociedade pluralista. Assim, deve ficar claro que a escola é um espaço público, lugar de debate e diálogo, fundado na reflexão coletiva.
Oautor define que para a implantação do Projeto Político- Pedagógico é necessário uma direção política, um norte, um rumo. Sendo que todo projeto pedagógico da escola é político. Numa gestão democrática, a direção é escolhida a partir do reconhecimento da competência e da liderança de alguém capaz de executar um projeto coletivo. Num primeiro momento escolhe-se o projeto depois a pessoa paraexecutá-lo. Ao eleger um diretor de escola percebe-se já o quanto o seu projeto é político.
Para a elaboração do Projeto Político-Pedagógico não deve existir um padrão único que oriente a escolha do projeto de nossas escolas.
Outra consideração importante, que Gadotti enfatiza é que o projeto político da escola deve estar inserido para atender as diversidades. O projeto deve exercer uma ação intencionalcom os objetivos definidos, explícito, sobre metas que se quer alcançar. O sistema educacional deve repensar sobre os valores e o perfil de educando que se quer formar, demarcando as potencialidades e habilidades que se quer desenvolver, visando prepará-los a serem capazes de tomar decisões e intervir no espaço que convivem sendo atuantes e pensantes seres humanos felizes e equilibrados.Segundo Gadotti, a construção do Projeto Político-Pedagógico passa pela autonomia da escola e pela sua capacidade de executá-lo e avaliá-lo. Exigindo uma mudança de mentalidade de todos os membros da comunidade escolar. Mudança que implica deixar de lado o velho preconceito de que a escola pública é apenas um aparelho burocrático do Estado e não uma conquista da comunidade.
A gestão democrática daescola implica que a comunidade, os usuários da escola, sejam os seus dirigentes e gestores e não apenas os seus fiscalizadores ou meros receptores dos serviços educacionais. Na gestão democrática pais, alunos, professores e funcionários assumem sua parte de responsabilidade pelo projeto da escola.
Sendo assim, a participação na gestão da escola proporcionará um melhor conhecimento da escola ede todos os seus atores, um passo importante no aprendizado da democracia; propiciará um contato permanente entre professores e alunos, havendo uma troca de conhecimento mútuo, atendendo as necessidades dos alunos dos conteúdos ensinados pelos professores.
O texto propõe que o aluno precisa participar das decisões que dizem respeito ao projeto da escola, que faz parte também do projeto da suavida, sendo assim o aluno aprende quando ele se torna sujeito da sua aprendizagem.
O educador deve ter uma relação de cumplicidade com o aluno onde se queira ensinar com prazer e se queira aprender numa troca de experiências, ideais, expectativas.
Percebemos que o processo ensino – aprendizagem deve propiciar ao aluno condições metodológicas que “aprenda a aprender” passando assim a ser...
tracking img