Resenha do texto: “O ritual do corpo entre os sonacirema”

460 palavras 2 páginas
Univasf – Licenciatura em Educação Física
Tiago Gomes de Souza

Resenha do texto: “O ritual do corpo entre os sonacirema”

Observando uma sociedade como se dela não fizéssemos parte podemos reparar que ela estar repleta de “rituais” relacionados ao corpo humano. São práticas que apresenta aspecto tão usual para quem dela coaduna em uma rotina. Que, no entanto, para quem está de fora e olhando de cima parecem atitudes extremas, se perguntado até onde o comportamento humano pode chegar.
A forma como o autor deixa bastante claro que a maioria desses rituais cotidianos de um povo, nos mostra um ar de extremismo e ao mesmo tempo uma aproximidade e semelhança em tais práticas que nos faz refletir sobre toda nossa rotina comportamental.
O autor deixa bastante claro que a maioria desses rituais são sustentados e baseados pela busca de um corpo mais saudável e bonito. E para alcançar tal objetivo população mostra tendência masoquista como o exemplo descrito pelo o autor do ato de se barbear no caso dos homens. E como bons exemplos dessa tendência masoquista bem definida têm pessoas que passam horas e horas em uma academia de musculação e outras que se submete a cirurgias plásticas.
Concluímos que nossas atitudes corporais cotidianas nos deixam tão obcecados que não percebemos a rudeza e irrelevância da busca incansável por um corpo belo e com saúde.

Resenha do texto: “Rituais de sacrifício: a sobrevivência de uma antiga dimensão do corpo humano”

O texto nos retrata alguns rituais de sacrifício nos mostrando sua importância como forma de controle social da violência latente interna.
A prática de atos antropofágicos não era a única forma de fazer do corpo humano um veículo de comunicação social com os espíritos dos antepassados e dos ancestrais místicos. Eles também realizavam dolorosas incisões no próprio corpo, a qual simbolizava sua coragem, seu poder e seu prestigio.
A forma da tradição da maioria desses povos não foi suficiente para impedir que os

Relacionados

  • O Ser Humano E O Estranhamento Resenha Cr Tica Do Texto O Ritual Do Corpo Entre Os Sonacirema
    583 palavras | 3 páginas
  • Português
    987 palavras | 4 páginas
  • IntroAntro
    1798 palavras | 8 páginas
  • PLANO INTRODU O CS
    1216 palavras | 5 páginas