Resenha do texto “a propaganda digital em debate”. de marcelo coutinho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (831 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha do texto “A propaganda digital em debate”. De Marcelo Coutinho


Com o “boom” das mídias digitais, os modelos empresariais do ramo da publicidade e propaganda vivenciaram uma mudançaradical e quebra de muitos paradigmas. A revolução da comunicação, com a chegada da internet, gerou inúmeros desafios aos comunicadores. Observa-se ao mesmo tempo a diminuição da receita proveniente demodelos tradicionais de propaganda e a incerteza quanto a melhor forma de rentabilizar os negócios nas novas mídias.
O especialista Marcelo Coutinho foi convidado a debater essas questões e aponta anecessidade de integrar as duas formas de propaganda (online e tradicional) afim de reforçar a reputação no mundo offline. Segundo ele, esse é o mais valioso patrimônio que se pode explorar no mundoonline, a reputação que se conquistou no meio offline. Transformando assim, o ativo analógico, no ativo digital. Marcelo considera que as estratégias online e offline devem estar integradas ecorrelacionadas. E sugere duas linhas de trabalho simultâneas: Uma é analisar como as associações em torno da marca podem gerar conteúdo para fazer parte do universo de informações consumidas digitalmente. Aoutra diretriz é mapear as interações que podem ser construídas nas redes sociais a partir do investimento já realizado na marca.


A PROPAGANDA COMO SERVIÇO

A maior mudança causada pelas mídiasdigitais no universo da publicidade publicidade está na forma de encarar a propaganda, que mais do que nunca tem que ter como norte o interesse do consumidor. A nova propaganda tem que escutar edialogar. Esse tem sito um dos maiores desafios, se adaptar a queda do modelo “discurso da marca” e gerar a “conversa sobre a marca”. Essa mudança no conceito de propaganda surgiu do novo poderconquistado pelo consumidor com as mídias sociais. A propaganda como um serviço que se sobrepõe à ideia de publicidade como exposição.
Outro paradigma quebrado, foi o conceito de “agência cria, veículo...
tracking img