Resenha do texto "Spatial variability and temporal stability of throughfall in a eucalyptus plantation in the hilly lowlands of southeastern Brazil"

545 palavras 3 páginas
Resenha

Título do artigo: Spatial variability and temporal stability of throughfall in a eucalyptus plantation in the hilly lowlands of southeastern Brazil
Autores: Anderson Mululo Sato, André de Souza Avelar e Ana Luiza Coelho Netto
Disciplina: Ecologia e Manejo Florestal
Professora: Rita Montezuma
Aluna: Kelly da Costa Borges
Data de entrega: 21/11/2013

O trabalho em questão foi realizado para analisar a variação espacial e estabilidade temporal da precipitação não interceptada ou throughfall em áreas de plantio de eucalipto. Sabe-se que a plantação de eucalipto gera impactos ambientais e sociais por conta das alterações hidrológicas, e o estudo pretende ir mais afundo nesse fato. A área de estudo escolhida está localizada no valle do Rio Paraíba do Sul, parcialmente occupada por plantações de eucalipto, onde durante 2 anos os pesquisadores analisaram três diferentes pontos de distribuição espacial e temporal do throughfall. Medidores artesanais e automaticos foram utilizados para coletar e analisar a quantidade e duração das chuvas.
Os resultados da coleta mostraram uma alta concetração de throughfall em alguns pontos próximos dos troncos dos eucaliptos e uma alta variabilidade espacial de throughfall. Porém, quando comparado a outros estudos já realizados sobre o assunto e percebendo os resultados divergentes, os autores chegaram a conclusão de que não é possível fazer uma relação entre o throughfall e a distância entre o tronco mais próximo. Essas variações em resultados é dada pelas características diferenciadas de clima, chuva, morfologia, entre outros, das áreas estudadas.
A análise de estabilidade temporal indicou a persitência de pontos úmidos, principalmente próximo aos troncos. Como descrito por Keim et al. (2005), de quem os autores também se basearam, especula-se que a alta concentração de throughfall e estabilidade temporal estão relacionados à estrutura da copa dos eucaliptos que podem ser fatores que concentram o throughfall

Relacionados