Resenha do texto: por uma antropologia do objeto documental: entre a “a alma nas coisas” e a coisificação do objeto.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (798 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE INTEGRADA BRASIL AMAZÔNIA – FIBRA
CURSO: PATRIMÔNIO E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL 2012

MÓDULO: EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NO ENSINO FUNDAMENTAL E NO ENSINO MÉDIO

PROFESSORA: GILMA AQUINOALUNO(S): MARCUS VINICIUS TAVARES GONÇALVES









































Por uma Antropologia do Objeto documental: Entre a “A Alma nas coisas” e acoisificação do objeto.

O texto em questão aborda os parâmetros acerca da representação do objeto e suas experiências durante o convívio dos grupos socias e suas representações em relação ao contatocom as paisagens. O objeto está associado aos museus, portanto o objeto possui uma ou mais características que está vinculada ao processo de percorrer os complexos de uma valorização do passado. Parajustificamos a importância do objeto como memória e perceber seu valor, frei Leonardo Boff (2004) retrata sobre o significado dos objetos rituais em sua vida e cita que é possível perceber aimportância “das pequenas coisas”, podemos levar em questão que os objetos remetem a alguém ou lugar, ou seja, as imagens dos objetos se reconstroem, criando lembranças de situações vividas em vários momentosda vida.
A interpretação sobre o objeto simbólico seguidos por uma dinâmica sobre o ambiente faz com que os grupos, passem por uma constante mudança mental ocasionada pelas mudanças com omundo. Trazendo a idéia de que a junção de imagens culturais que auxiliam o entendimento da cultura dos indivíduos, a representação do objeto está relacionado ao um sistema cultural, onde o objeto ou coisatorna – se um documento, ainda com possibilidades de acontecer o que chamamos de processo interpretativo que favorece a paisagens culturais específicas.
Os autores também relacionam que oobjeto perpassa a um complexo processo comunicativo por vias distintas que uma e interna e a outra externa, porém não excludentes, onde uma é interna que tem caráter subjetivo, que aponta para o...
tracking img