Resenha do texto por que nao a femenologia? monique augras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (703 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Goiânia, março de 2013.
Disciplina: Psicologia da Personalidade II
Professora: Maria da Conceição Procópio Ferreira
Aluno: Rafael de Paula

“Por que não aFenomenologia?”
Monique Augras em “O ser da Compreensão: Fenomenologia da Situação de Diagnostica” Vozes, Petrópolis; 1998

Augras levanta a questão do psicodiagnóstico e a psicoterapiacomo tarefas notáveis no realizar do psicólogo. Sendo estas, as duas especialidades da psicologia clinica.Porem, se faz necessário que a psicologia tenha mais autônoma ao ponto de criar seus própriosconceitos e linguagem especifica, conseguindo assim renomear os conceitos da psicologia, a partir de uma visão que aborda o normal e o patológico ou seja, saúde e a doença, para que o processo dereconhecimento e compreensão do cliente, seja facilitado.
Sobre essas duas faces, saúde e doença, o texto relata a influencia da psiquiatria, trazendo o papel repressor e alienante do rotulopsiquiátrico, citar a criação do que podemos chamar de ma consciência da normalidade e chega à conclusão que ser normal é careta. A outra face faz referencia aos aspectos da vida, que tem a ideia quedoença se inicia no nascimento e só acaba com a morte, onde todos estariam doentes.
Com essas ideias, vem então as definições dessas faces,saúde,estado no qual o organismo vai seatualizando conjuntamente ao mundo,transformando e atribuindo significado a construção,doença, o obscurecimento da existência,colocando sua própria sobrevivência em risco.
Augras ,traz a ideia deque o psicólogo ao ter contanto com cliente, verificasse os significados das vivencias da pessoas, levando em conta e a relação com outro, de acordo com o projeto existencial,com intuito de elaborar umpsicodiagnostico.
“ A adequada descrição do mundo próprio do cliente e de sua situação atual tem de apoia-se numa aproximação que procura aprende-la em sua totalidade.Assim,deverão ser...
tracking img