Resenha do texto: para eles o futuro já chegou

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (305 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA: “PARA ELES O FUTURO JÁ CHEGOU”.

Bem, confesso que, essa história toda de plano de negócios, de gestão estratégica de pessoas, de recursos ou do que quer que seja...Sempre me pareceu meio conversa fiada. Quando me deparei com um texto sobre planejamento do futuro de organizações, minha reação não poderia ser mais incrédula.
O próprio texto questionase planejar o futuro é realmente uma boa ideia, considerando sua total variabilidade... Se hoje está assim, amanha já pode não estar...
Mas ele também explica o porquê se deveplanejar, e que esse planejamento não pode ser superficial como por exemplo, estabelecer como meta para daqui a alguns anos: ser mais eficiente, isso é muito vago. Uma meta tem que serobjetiva, por exemplo, crescer 20% acima dos concorrentes.. Ou chegar a certa quantia de vendas... Enfim, um objetivo claro e com estratégias de como chegar lá.
“É mais arriscado nãoplanejar do que traçar um caminho que se mostre equivocado.” Essa é uma das justificativas do texto sobre o porquê de se planejar em longo prazo.
O que é mais importante, e que asorganizações relatadas mostraram ter, é contar com a variabilidade do mercado. Como essa empresa que produz celulose, sabe que daqui a algum tempo, o papel não será mais tãorequisitado, e se não se adaptarem, se não forem empreendedoras, a situação fica complicada. É o caso de muitas empresas... As que vendiam filmes de máquinas fotográficas por exemplo.
O caso éque, planejar o presente é fundamental, e planejar o futuro é importante também. Contar com as variações do mercado, com o avanço da tecnologia, com a mudança da sociedade (quesempre muda) com os fatores globais, econômicos, culturais... E claro, tentar prever o que virá. E “se houver mudanças bruscas no mercado, não teremos problemas para nos adaptarmos”.
tracking img