Resenha do texto OS SABERES DOS PROFESSORES E A SUA FORMAÇÃO: uma relação (in) discutível ?

1933 palavras 8 páginas
OS SABERES DOS PROFESSORES E A SUA FORMAÇÃO: uma relação (in) discutível ?

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 6. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

Maurice Tardif, pesquisador canadense conhecido internacionalmente, é professor titular na Universidade de Montreal, onde dirige o mais importante centro de pesquisa canadense sobre a profissionalização docente. Ele é filósofo e sociólogo de formação, e seus trabalhos são traduzidos e publicados em vários países. Nos últimos anos, foram publicadas várias de suas obras sobre o ensino, entre as quais: O trabalho docente no cotidiano, Formação dos professores e contextos sociais, A profissão docente: história, sistema e estrutura. Ele é membro de vários grupos, comissões e associações de pesquisa no Brasil, e participa regularmente das atividades e debates que animam atualmente a comunidade brasileira de educadores diante das reformas do ensino e da escola básica.
Saberes docentes e formação profissional é um livro extenso, com 323 páginas divididas entre: Introdução, Parte I: o saber dos professores em seu trabalho, subdividida em cinco subtópicos, Parte II: O saber dos professores em sua formação, dividida em três subtópicos, além de atualizadas referências bibliográficas.
Já nas primeiras linhas da Introdução, o autor apresenta ao leitor a natureza dos questionamentos motivadores de seu estudo, o que se torna bastante instigante. O autor informa que os oito ensaios em que o livro está dividido buscam responder as questões norteadoras apontadas por ele, objetivo plenamente alcançado. A discussão acerca do mentalismo e do sociologismo, enquanto perigos à educação, a relação entre saber e trabalho, a diversidade e a temporalidade do saber, a experiência de trabalho enquanto fundamento do saber, os saberes humanos a respeito de seres humanos e a indiscutível relação entre os saberes e a formação de professores são brevemente, mas inteligentemente apresentados nas considerações

Relacionados