Resenha do texto, homem objeto ou sujeito para skinner

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (929 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha do texto: ‘Homem: Objeto ou Sujeito para Skinner?’

SOBRAL / 2012

“ O termo sujeito pode ainda ser usado não só para distinguir o homem dos demais fenômenos, mas para distinguir cadahomem de todos os demais. Neste sentido significa singularidade. Cada homem seria original, idiossincrático. Neste caso nem cabe a questão da possibilidade deste sujeito ser conhecido, a não ser por simesmo.”
- Cada sujeito é composto por suas próprias características, criando assim uma singularidade ao falar do termo sujeito sendo generalizado, podemos ser chamados de sujeito, porém sujeito deuma forma superficial pois como citado anteriormente cada um compõe seu próprio sujeito.

“A relação temporal entre os dois elementos(comportamento e consequência), tão enfatizada por Skinner, e quepode ter dado origem a uma compreensão limitada do conceito de operante, pode(ou talvez deva) ser vista como uma limitação perceptual do organismo que age. Talvez o único ou o mais fortecritério/indicio que o organismo tenha para identificar algo como consequência de seu comportamento seja a relação temporal entre comportamento e o que acontece depois dele. Segundo Skinner, há uma falha no processode condicionamento operante, possivelmente em decorrência da evolução da espécie...”
- Segundo Skinner a única forma que ele encontrou para definir basicamente o comportamento operante foi a relaçãodo comportamento e o que ocorre depois dele, gerando a sua consequência, considerando mesmo assim que essa teoria é algo muito limitado para a explicação de tal comportamento, mas basicamenteexplica-se desta forma na qual todos podem chegar a um entendimento.

“Talvez seja também este aspecto da totalidade sendo alterada que Skinner pretenda enfatizar quando discute, possivelmente de formasurpreendente para alguns de nos, os dois efeitos no reforçamento. Segundo Skinner, o reforçamento tem dois efeitos: o efeito de prazer e de fortalecimento. Eles ocorrem em diferentes momentos e são...
tracking img