Resenha do texto do livro: sustentabilidade ambiental do turismo de aventura: "os riscos em brotas, sp"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1740 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Geografia do Brasil

Resenha do texto do livro: Sustentabilidade Ambiental do Turismo de Aventura: “Os Riscos em Brotas, SP

Brotas recebeu a denominação de capital paulista dos esportes de aventura graças a sua paisagem. O atrativo da paisagem está carregado de componentes geográficos como temperatura, umidade, topografia, influência dos rios, da vegetação e da fauna. A localização é outrofator geográfico que pode orientar o fluxo turístico.
O que define a prática do turismo são: os atributos naturais e construídos. A paisagem passa a ser atrativa quando apresenta características diferentes do lugar de onde o turista é originário. Quando nos deparamos com um pôr-do-sol, uma praia paradisíaca, uma cachoeira, no caso de Brotas, a cuesta basáltica, mobilizamos os sentidos, a visão, aaudição, o tato, o olfato, e os mais diversos sentimentos, como a alegria, a tristeza, o medo, o contentamento, a solidão, as saudades, o desprendimento, a solidariedade.
Estimulado pela publicidade, ele cria fantasia e idealiza o cenário que será visitado e o consome como apaziguador de sua ansiedade.
A condição de cidade turística, de Brotas, a citação feita por RODRIGUES, incluindo-a noroteiro nacional de turismo rural:
A ligação entre turismo rural, ecoturismo e turismo de aventura está muito presente no município de Brotas, SP, que dispõe de cavalgadas pela região serrana, e para os adeptos do turismo de aventura há oferta de bóia-cross, rafting, canoagem, escaladas. As fazendas, apesar de não receberem turistas para pernoite, oferecem produtos para consumo a varejo, como doces,frutas e flores.
A procura por atrativos regionais ocorre com maior freqüência nos finais de semana e também em períodos de férias. A busca por lugares próximos provoca a saturação e o aparecimento de problemas sócio-ambientais anteriormente inexistentes.
Os recursos naturais e os construídos, bens e serviços públicos e privados são entendidos como oferta turística. De acordo com o grau deorganização da oferta turística, o local pode atrair apenas visitantes regionais ou ampliar-se para receber turistas nacionais e, até mesmo, internacionais.
A presença de um grande número de pessoas em determinada localidade acaba provocando mudanças na paisagem e na vida cotidiana dos habitantes e isto merece uma reflexão geográfica.
O contato entre o turista e o residente é importante porque, quandoos aspectos negativos são ignorados, com o recuo da comunidade receptora, podem ocorrer algumas repercussões importantes, como: má vontade em trabalhar no setor do turismo; falta de entusiasmo na propaganda verbal do produto turístico; hostilidade com os turistas; e atrasos na construção do desenvolvimento do turismo devido aos protestos da comunidade.
É preciso analisar o impacto da atividadeturística nas áreas receptoras.
Turismo de Aventura: Sinônimo de Risco e de Adrenalina
O termo aventura é evocativo para muitas pessoas. Duas sensações, indubitavelmente, fazem parte da experiência de aventura: a imaginação e a emoção. Na motivação de alguém para se envolver em atividades de risco sobressaem dois fatores: o desafio e a propensão. Isto acontece porque as pessoas são expostas asituações que estimulam os sentidos, as emoções, o intelecto e a fisiologia do corpo.
A literatura destaca que o risco é o fator mais importante na decisão de alguém se engajar em atividades de aventura. Na análise geográfica é definido pelas relações sociais e pro suas traduções espaciais. São os numerosos os fatores de riscos, sejam eles por processos naturais, ou conseqüência das atividadeshumanas.
Se a adrenalina é um processo químico decorrente do medo, quando alguém busca o turismo de aventura, acaba passando por momentos de medo e ansiedade.
A ansiedade é um pressentimento do perigo quando nada existe nas proximidades que justifique o medo.
A sensação que o turismo de aventura oferece é intransferível e única. A aventura ocorre quando os participantes se colocam em uma...
tracking img