Resenha do texto distribui o de padr es acentuais no voc bulo em portugu s

802 palavras 4 páginas
Nome: Laís da Anunciação Duarte, nº USP 8670757.
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas- FFCHL
Curso: Letras
Disciplina: Fonologia e Fonética- 1º horário matutino.
Docente Responsável: Waldemar Ferreira Netto.
Resenha do texto: “Distribuição de padrões acentuais no vocábulo em português” de Geraldo Cintra.
O estudo de Geraldo Cintra sobre a distribuição de padrões acentuais nos vocábulos em português busca através de uma análise de três textos de autores distintos: Clemente (1985: 1068 vocábulos), Menezes (1993: 1124 vocábulos) e Saramago (1993: 806 vocábulos) esboçar um panorama da freqüência dos vocábulos acentuados e seus respectivos números de sílabas na língua portuguesa.
O português por ser uma língua de acento livre, comporta a possibilidade de o acento tônico recair sobre qualquer uma das três ultimas sílabas ou em condições especiais até mesmo sobre a quarta última sílaba. Sabe-se, no entanto, que ocorre o predomínio de paroxítonas do que proparoxítonas e que parte significativa dos monossílabos pertencem à categorias gramaticais que normalmente não ocupam categorias de destaque nos enunciados.
A acentuação da quarta ultima sílaba tem sua manifestação em dois registros diferentes e em decorrência de diferentes causas:
Registro semiformal: esse padrão acentual decorre do emprego da forma obliqua, enclítica, dos pronomes pessoais com formas verbais proparoxítonas, ou formas paroxítonas de verbos reflexivos, na fala corrente certos grupos consonantais são normalmente desfeitos pela inserção de uma vogal epentética ( /i/ ou por vezes /e/) acrescentando uma sílaba ao vocábulo o qual, se proparoxítono, passará a ter acentuada a quarta sílaba a partir do final. Trata-se, no entanto, de casos bem específicos relacionados a situações formais ou vocábulos de origem erudita.
Câmara 1970 destaca que a presença do acento em um determinado segmento do vocábulo constitui um ponto máximo e permite que se estabeleçam limites de unidade a partir de sua

Relacionados