Resenha do texto de John Mearsheimer: The tragedy of great power politics

1015 palavras 5 páginas
The tragedy of great power politics, John Mearsheimer
A corrente realista clássica de Morgenthau, entre outros, passou a encontrar divergências teóricas entre os próprios realistas a partir das décadas de 1980 e 1990, ramificando-se em duas vertentes principais, dos realismos defensivo e ofensivo.
O realismo clássico surgido no início do século XX, entre guerras mundiais, trouxe os traços básicos que mesmo após a separação metodológica do fim do século continua a delimitar a abordagem analítica teórica que se pode chamar de realista: Estados como os principais atores internacionais (e os únicos de verdadeira relevância), a balança de poder como a regra que impera no sistema internacional anárquico, que quando fora de equilíbrio leva inevitavelmente ao conflito, e a medição do poder dada em termos materiais, econômicos e, principalmente, militares. O elemento causal de toda esta ordem, para os clássicos, era a natureza humana hobbesiana por trás do aparelho estatal, que, na ausência de um leviatã em âmbito internacional, resulta na guerra de todos contra todos.
A partir da década de 1970 a principal mudança, que iniciou a renovação do realismo, foi a introdução do elemento estrutural à análise teórica, tendência advinda das ciências sociais. Ou seja, não mais era a natureza humana a razão do comportamento supracitado dos Estados, mas sim os fatores exógenos, as características do nível sistêmico em que eles se encontram inseridos. Sua configuração interna, portanto, em nada tem a ver com seu comportamento perante outros Estados, pois estando todos inseridos na mesma estrutura, agirão todos conforme a mesma lógica. A política internacional torna-se variável independente.
Os novos realistas parecem concordar, porém, em pouco mais do que neste novo elemento causal e nas premissas básicas de sua vertente teórica. A principal separação que passa a existir é aquela entre as vertentes de Keneth Watlz e John Mearsheimer. O primeiro é o pai da vertente defensiva do

Relacionados

  • web operaes de paz em um mundo globalizado
    128265 palavras | 514 páginas