Resenha do texto de edgar morin - a cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (360 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A CABEÇA BEM-FEITA
Morin, Edgar. A Cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 16ª edição, Bertrand Brasil.

O texto corresponde na reforma do pensamento, na maneira de comoorganizar os conhecimentos para que estes não acumulem na cabeça dos homens, e que traga sentido a vida. Estabelecendo que mais vale uma cabeça bem-feita que bem cheia, transformando a inteligência capazde desenvolver aptidões no tratamento da cultura científica com a cultura humanística.
Segundo Morin, a inteligência deve ser trabalhada desde a infância, assim terá a capacidade de desenvolveraptidões gerais, onde repense o próprio pensamento e a própria dúvida. Induzindo a argumentação e discussão, pois o homem possui a capacidade de pensar e discernir com desenvoltura na obtenção de soluçõespara seus problemas.
Favorecendo essas aptidões gerais da mente, destacando a citação de Mairena, o ser exige de si mesmo uma prática ligada a própria dúvida, estabelecendo poder repensar opensamento.
Interligando a cultura humanística e científica, a partir de um ensino amplo e complexo travando um acréscimo constante entre as diversas disciplinas, ocorrendo a uma melhor condução nasinvestigações do se passado e futuro. Já exprimia Pascal o desejo dessa ligação de conhecer o todo.
Organizar o pensamento com conhecimentos com ampla visão num contexto global da situação, formula a renovaçãodo ensino padrão como fonte do processo na análise e evolução de todos os conceitos.
O autor orienta que para obtenção de uma cabeça bem-feita, reformada é necessário que haja a união da Geografia,Filosofia, História, matemática, favorecendo a condição do ser humano conquistar a cidadania. Esse pensamento de um todo através da educação promove descobrir a solução para as diferenças sociais,culturais, políticas e inclusive globais.
Acredito que o autor posiciona que toda ciência não caminha sozinha, ela deve ser amparada e sustentada pelas demais. Dando a mente humana esclarecimento...
tracking img